Neymar poderá atuar como um falso nove no Santos; desde que chegou à Vila, ele tem jogado como meia Santos, -itatiaia-esportes-, CNN Esportes, Futebol brasileiro, Neymar, Santos (time) CNN Brasil
O técnico Cleber Xavier pretende mudar a posição de Neymar no Santos. O comandante reforçou a intenção de explorar a versatilidade do camisa 10 na volta do Campeonato Brasileiro e que enxerga o astro como um falso 9.
Antes da pausa para o Mundial de Clubes, ele vinha sendo utilizado como um meia-armador.
“É uma das maneiras que posso utilizá-lo, como falso 9. Ou como segundo atacante, chegando por trás desse 9. Ele jogou assim contra o Botafogo. Vou trabalhar nesse período até o jogo contra o Palmeiras, avaliando jogo a jogo. Com a ausência do Rollheiser, preciso encontrar esse parceiro ideal para o Neymar”, explicou o técnico no “Domingo Esportivo”.
Para Cleber, a função de segundo atacante ou armador encaixa perfeitamente com o perfil multifacetado de Neymar, que deixou de atuar exclusivamente pelos lados do campo: “O Neymar não é um jogador que só arma. Ele é o arco e a flecha. Ele cria e finaliza. Joga com infiltração, organização por trás, assistência e presença de área”, elogiou.
Além do planejamento ofensivo, Cleber Xavier também comentou a chegada de reforços. Um deles é o lateral-direito Igor Vinicius, ainda não anunciado oficialmente, mas que já treina no CT Rei Pelé. O outro é Willian Arão, com quem trabalhou no início da carreira, ainda no Corinthians.
“Conheço bem o Arão. Foi lançado por nós como primeiro meio-campista. Depois, virou segundo volante no Botafogo e evoluiu no Flamengo, pelo qual voltou a ser primeiro com Jorge Jesus e até virou zagueiro com o Rogério Ceni. É um jogador tático, com leitura de jogo”, avaliou Cleber Xavier.