País é aposta estratégica da liga rumo à globalização e intensifica investimentos Futebol Americano, CNN Esportes, CNN Esportes S/A, National Football League, outros esportes CNN Brasil
A National Football League (NFL) está em expansão. A liga, historicamente concentrada nos Estados Unidos, tem investido na internacionalização da marca — e o Brasil desponta como um dos focos principais dessa nova fase.
Com uma combinação de paixão esportiva e uma população com mais de 210 milhões de pessoas, o país se tornou o segundo mercado mais importante para a NFL fora dos EUA.
Ao CNN Esportes S/A, Luis Martínez, general manager da NFL no Brasil, explicou esse processo de crescimento.
“Nos últimos anos a NFL está mudando, agora tem um pensamento muito mais global para começar a ser uma liga 100% global”, afirmou Martínez. “Temos muitos bons exemplos de outras ligas, de outros esportes, mas um primeiro passo muito importante para nós é criar essa estrutura local”.
O esforço da NFL no Brasil não é recente, mas tem se intensificado. A liga já promoveu o confronto entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo.
A NFL segue investindo em parcerias e eventos no país. Um dos marcos dessa estratégia foi a transmissão de cinco partidas (que aconteceram fora dos EUA) da liga realizadas pela CazéTV, em 2024.
“Pela primeira vez na história da NFL, tivemos um streamer com direitos de mídia através do Casimiro. Então, a NFL está revolucionando, está mudando muitas coisas”, contou.
A próxima partida no Brasil, entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, está marcado para o dia 5 de setembro, também na Neo Química Arena.
Interesse pelo Brasil
Segundo Luis, o interesse da liga pelo Brasil se sustenta em três pilares: o tamanho da população, a cultura esportiva e o comportamento digital do torcedor brasileiro.
“O Brasil tem uma relevância na liga muito importante por diferentes razões, mas a primeira é pela população. Temos uma oportunidade com mais de 200 milhões de brasileiros. A segunda é pela dinâmica de esporte […] uma terceira razão é porque o consumo de social media aqui é muito diferente da maneira como os fãs da NFL consomem conteúdo nos outros países”.
O desafio, agora, é transformar o grande número de simpatizantes em fãs engajados. Segundo a liga, o Brasil já contabiliza mais de 36 milhões de torcedores ou seguidores que consomem a NFL.
“A maior oportunidade, além de crescer a base total, é converter os fãs mais casuais a serem mais ávidos, que entendam melhor o jogo, que conheçam melhor os clubes, os times, os jogadores”, explicou Luis.
Mais do que conquistar espaço, o objetivo é entender o comportamento local e adaptar a experiência NFL ao perfil do torcedor brasileiro, reforçando o Brasil como um dos pilares de sua estratégia internacional. “O Brasil, a paixão, a maneira em que cada torcedor vive uma experiência também é muito importante. É muito diferente de um alemão, de um mexicano. Então, temos que entender primeiro o que precisa e o que quer o consumidor ou torcedor brasileiro, para então a liga entregar algo que seja de primeira linha”.
“Nosso trabalho é entender o que move cada pessoa para então estarmos prontos para convencer e manter essa pessoa dentro do nosso ecossistema NFL”, finalizou.
CNN Esportes S/A
Com Luis Martínez, o CNN Esportes S/A chega à 101ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.