Presidente está na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial com líderes europeus, em meio à pressão sobre o território dinamarquês Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Fórum Econômico Mundial, Groenlândia CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (21) que ninguém pode proteger a Groenlândia como os EUA, durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Durante o evento, Trump pediu negociações imediatas para um acordo de aquisição da Groenlândia, acrescentando que não usaria a força em sua campanha pela ilha do norte.
“Estou buscando negociações imediatas para discutir mais uma vez a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos”, declarou ele a líderes mundiais reunidos em Davos, na Suíça.
Trump afirmou que somente os EUA são capazes de garantir a Groenlândia e que a urgência das negociações não tem nada a ver com terras raras.
O líder americano também citou a Europa no discurso. “Eu amo a Europa e quero vê-la prosperar, mas ela não está indo na direção certa”, disse Trump.
Um alto funcionário da Casa Branca disse a repórteres a caminho do resort suíço nas montanhas que o líder americano usaria o discurso para discutir suas políticas econômicas baseadas no princípio “America First” (América Primeiro, em português).
Na próxima quinta-feira (22), ele falará mais sobre política externa, afirmou o funcionário.
Donald Trump disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira (20) que teria reuniões sobre o território dinamarquês da Groenlândia em Davos e se mostrou otimista de que um acordo possa ser alcançado.
“Acho que vamos chegar a um acordo que agrade tanto à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) quanto a nós. Mas precisamos disso para fins de segurança. Precisamos disso para a segurança nacional”, falou ele.
Entenda por que Trump quer o território da Groenlândia para os EUA

