A Nio, uma das marcas mais jovens e competitivas do mercado chinês, tem focado em sua expansão para a Europa – e apresenta o que será a sua maior ofensiva até agora. Trata-se da Firefly, uma nova submarca de elétricos de entrada, declaradamente feita de olho em clientes das nichadas Smart e Mini. Ou seja, apesar de serem de entrada, os modelos não serão simples ou baratos.
O primeiro modelo da nova marca tem o mesmo nome, Firefly (não confunda com a linha de motores criada pela Fiat), e começará a ser vendido em meados de 2025 na Europa. Seu preço inicial deverá ficar próximo dos US$ 30.000, algo próximo de R$ 185.000 em conversão direta.

Certamente, o maior chamariz do Firefly será o caricato desenho, executado por Kris Tomasson, que já passou por Ford e BMW. O maior destaque fica para os conjuntos de três círculos de faróis e lanternas, cujas comparações com as câmeras dos iPhone Pro são inevitáveis.
Tanto na traseira, quanto na dianteira, os círculos “internos” são interligados por faixas plásticas texturizadas que, por sua vez, abrigam o vagalume estilizado que representa o nome e logotipo da marca. Os para-choques lisos, com partes plásticas nas porções inferiores, também se repetem.

As laterais reforçam o desenho limpo dos demais ângulos do Firefly, com maçanetas embutidas e apenas um leve vinco nascido no para-lama dianteiro. A larga coluna C parece dar estrutura ao desenho do compacto. Não foram divulgadas imagens do interior do modelo, mas espera-se um desenho igualmente limpo, com destaque para telas do quadro de instrumentos e da central multimídia.
O que também permaneceu em segredo foi o conjunto mecânico do modelo, como é costume nas marcas chinesas em suas primeiras apresentações de novos produtos. A única certeza é de que o Firefly será apenas elétrico, com foco no uso urbano.
