A reportagem da CNN testou, por uma semana, a versão mais cara do SUV compacto Auto, Nissan, Nissan Kicks, SUV CNN Brasil
O segmento dos carros SUVs de R$ 200 mil segue em grande procura. Entre os compactos, o nicho é ainda mais forte. Para brigar nessa faixa, a Nissan lançou no Brasil a nova geração do Kicks.
O SUV compacto circula na faixa de preços entre R$ 165 mil até R$ 200 mil. A reportagem da CNN testou, por uma semana, a configuração mais cara do Kicks para avaliar quais são seus pontos fortes e fracos.
Chamada de Platinum, a versão é a única da gama a contar com teto solar panorâmico, sistema ProPilot (condução semiautônomo de Nível 2) e som com assinatura Bose, entre outros atributos.
Em segurança, a versão Platinum conta com tecnologias que mantém o veículo centralizado na faixa e ajusta a velocidade e distância em relação ao carro à frente, incluindo parada completa e retomada automática com o Controle de Cruzeiro Adaptativo de Velocidade e Distância.
O sistema ProPilot funciona bem e tem uma funcionalidade linear, sem acelerações e frenagens bruscas, como acontece em alguns sistemas mais simples.
O ponto forte da nova geração, sem dúvidas, é o design disjuntivo. O novo Kicks chama atenção por onde passa e, em alguns momento, parece até ser um carro mais caro.
Outra novidade relevante é o motor 1.0 turbo de três cilindros. O propulsor é fabricado pela Horse e também equipa o Renault Kardian. São 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Assim como o irmão francês, o Kicks conta com transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT), banhada a óleo.
10 curiosidades e pontos fracos e fortes do Nissan Kicks Platinum:
Preço
O valor de R$ 200 mil no Kicks não é um ponto positivo. Contudo, a versão Platinum briga num patamar de SUVs compactos premium, como o novo Creta Ultimate e Honda HR-V.
Câmbio de botão
De início, causa uma estranheza. Mas os botões aumentam o espaço no console central e o deixa com um visual mais minimalista.

Consumo médio
O Kicks surpreendeu no teste de consumo médio na estrada. A média com gasolina foi praticamente a mesma do Creta Ultimate, já avaliado pela reportagem da CNN.
Na rodovia, após mais de 150 quilômetros percorridos, o Kicks Platinum apresentou uma média de 15 km/l no painel de instrumentos.

Carregador por indução
Ter um carregador por indução é uma facilidade nos carros. A tecnologia dispensa cabos. Mas é preciso lembrar de colocar uma saída de ventilação, pois os aparelhos costumam esquentar nesse tipo de carregamento.
Ao esquentar, o celular fica mais lento e também dificulta a conexão com a multimídia. Resfriamento e carregador por indução são tecnologias que devem andar juntas.

Som Bose
O som de 10 alto-falantes da versão Platinum não é tão premium quanto parece. A qualidade sonora é positiva, sem distorções. Mas falta um grave em volumes mais baixos.
É preciso aumentar muito o som para ouvir a música com uma qualidade mais imersiva. Um sistema com graves acentuados em volumes mais baixos deixaria o sistema de som assinado pela Bose mais agradável.

Conforto
Rodar com o Kicks é uma tarefa prazeroso. O carro tem uma condução excelente e bancos confortáveis. Mesmo nos trânsitos mais caóticos e em rodovias, não sentimos fadiga após algumas horas atrás do volante.

Start-Stop
O sistema ajuda a melhorar o consumo do carro. Na cidade, fizemos médias de 9,1 km/l, com gasolina, após um período de 120 quilômetros rodados no urbano.
Em locais mais livres, a média pode ser ainda melhor. Em nosso cenário de avaliação, passamos por trechos mais engarrafados.
Câmera 360º
O sistema de câmeras do Kicks ajuda a manobrar o carro em qualquer contexto. Ao estacionar perto de um meio-fio, é possível mudar a imagem para uma câmera que exibe a roda dianteira. Assim, é possível evitar de arranhar as rodas bonitas do SUV.

Acabamento
Por dentro, o Kicks tem um acabamento que mescla o plástico, couro e partes macias ao toque. Agrada e está dentro do que oferece os outros concorrentes de mercado.
Telas
O Kicks Platinum conta com duas telas de infoentretenimento. Cada tela de alta resolução tem 12,3 polegadas que saúdam os ocupantes na sua abertura e juntas formam uma tela única de 24,6 polegadas.


