Operação será liderada pelos bancos Citibank, Deutsche Bank e Goldman Sachs; resultado será divulgado nesta quinta (6) Macroeconomia, CNN Brasil Money, Conferência do Clima, COP30, Luiz Inácio Lula da Silva, Ministério da Fazenda, Rogério Ceron, Tesouro Nacional, títulos, títulos sustentáveis CNN Brasil
O Tesouro Nacional anunciou nesta quinta-feira (6) sua terceira emissão de títulos sustentáveis em dólares no mercado internacional, o GLOBAL 2033 SUSTENTÁVEL. O anúncio da operação ocorre no mesmo dia em que acontece a Cúpula de Líderes da COP30, em Belém (PA).
Títulos verdes são emitidos para captar recursos no mercado financeiro, de modo a destiná-los destinados exclusivamente ao financiamento de projetos com benefícios ambientais e sustentáveis, como energias renováveis, combate ao desmatamento, entre outros.
A operação será liderada pelos bancos Citibank, Deutsche Bank e Goldman Sachs. Os títulos serão emitidos no mercado global e o resultado será divulgado ainda nesta quinta-feira (6).
De acordo com o Tesouro Nacional, o objetivo da operação é reafirmar o compromisso da República com políticas sustentáveis, convergindo com o crescente interesse de investidores não residentes.
O órgão do Ministério da Fazenda informou que a operação está alinhada com a promoção da liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, além de antecipar o financiamento de vencimentos em moeda estrangeira.
“Assim, o Tesouro Nacional dá continuidade à sua estratégia, se comprometendo a alocar o montante equivalente aos recursos captados em ações que impulsionem a sustentabilidade e contribuam para a mitigação de mudanças climáticas, para a conservação de recursos naturais e para o desenvolvimento social”, diz o Tesouro em nota.

