No final do século XX, carros eletrificados eram coisa de roteiro de filme de ficção científica ou de desenho animado. Nesse contexto, a Toyota surpreendeu o mundo em 1997 com o lançamento do Prius, o primeiro automóvel híbrido produzido em série.
Desde então, a Toyota se consolidou como protagonista e líder global da eletrificação, com mais de 23 milhões de veículos comercializados. Juntos, eles contribuíram para evitar, até o momento, a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera1, ajudando a reduzir os efeitos do aquecimento global.
Amplo portfólio eletrificado

A atual frota de eletrificados da Toyota no Brasil conta com o RAV4 Hybrid a gasolina, que foi lançado em 2019. No mesmo ano, foi lançado o Corolla Hybrid com a tecnologia híbrida flex, que também foi adotada no Corolla Cross Hybrid já no seu lançamento, em 2021. E o mais novo membro do clube, que chegou em 2024, é o RAV4 Plug-In Hybrid.
Por sinal, o RAV4 é um dos SUVs mais vendidos e premiados do mundo. Tanto a versão híbrida como a híbrida plug-in utilizam sistema de regeneração, que usa a energia das frenagens e desacelerações para recarregar a bateria. Com elevado índice de eficiência energética, ambas são mais econômicas que um carro convencional com motor a combustão, combinada com excelente autonomia e performance.
O Toyota RAV4 Hybrid usa conjunto híbrido com 3 motores elétricos e motor à combustão de 2.5 L DOHC a gasolina, com potência combinada de 222 cv. Segundo o teste do Inmetro, seu consumo é de 17,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Já a versão Plug-In Hybrid tem o motor de 2,5 litros de quatro cilindros a gasolina, é combinado a um câmbio CVT e a três motores elétricos. Esse conjunto fornece 306 cv de potência combinada, suficiente para o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. E segundo o INMETRO, o RAV4 XSE Plug-In Hybrid apresenta números impressionantes de eficiência: 35 km/le na cidade e 30 km/le na estrada.
Mas a família de híbridos da Toyota vai crescer muito em breve. Recentemente, a empresa anunciou investimentos da ordem de 11 bilhões de reais até 2030 para o desenvolvimento e fabricação de novos produtos – incluindo novos modelos híbridos flex.
Questão de confiança
Claro que o menor consumo de combustível e a redução nas emissões de poluentes são um grande atrativo da tecnologia híbrida. Há ainda outros atrativos, como a pioneira garantia de 8 anos para o sistema híbrido, incluindo a bateria.
Mas uma nova tecnologia como a eletrificação não atingiria tais números sem um fator: a confiança do público na marca. Aquele tipo de coisa que só acontece após anos e anos de uma relação sólida, provada com automóveis com qualidade de construção, resistentes e com alta durabilidade – claro, sem abrir mão do prazer ao dirigir e do conforto.
Histórias de carros da Toyota, híbridos e não híbridos, que superaram 1 milhão de quilômetros rodados apenas com a manutenção regular, são relativamente comuns. Para se ter ideia do feito, é uma distância correspondente a quase 25 voltas no planeta, na linha do equador.
O mérito também precisa ser dividido com todo o Pós-Vendas da marca, que conta com uma equipe de colaboradores altamente qualificada – que garante a devolução dos modelos híbridos no mesmo dia em 90% das visitas às concessionárias – e um amplo estoque de peças.
E a Toyota já se antecipou à maior demanda de peças que virá com os novos modelos híbridos. Com capacidade para processar impressionantes 1,1 milhão de peças por mês, o novo Centro Logístico de Peças atende a rede brasileira de concessionárias Toyota espalhadas pelo Brasil e em outros 23 países da América Latina e Caribe.
Tudo para crescer e promover o contínuo crescimento da eletrificação, mas mantendo os pilares da Toyota de qualidade, durabilidade, disponibilidade de peças e confiança no serviço de pós-vendas.
Referência:
1 – https://www.toyotacomunica.com.br/toyota-lidera-vendas-de-veiculos-hibridos-no-primeiro-semestre-apos-conquistar-marco-historico/