Economista participou de evento na capital paulista e destacou inseguranças institucionais e fiscais do país Macroeconomia, CNN Brasil Money, Investimento, marcos lisboa CNN Brasil
O ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda Marcos Lisboa defendeu, em evento na capital paulista nesta quinta-feira (17), que a gestão de riscos no Brasil precisa ser mais sofisticada que em outros países, devido a inseguranças institucionais e econômicas.
Durante o Avenue Connection 2025, o economista indicou que esta insegurança se reflete em tropeços da economia brasileira nos últimos 20 anos. No período, apresentou Lisboa, a renda do Brasil cresceu cerca de 18,6%, frente a 35,4% de países da OCDE (chamado “clube dos países ricos”) e 127% dos emergentes.
Em meio à estagnação, o ex-secretário destacou que são escassas as frentes em que avanços relevantes na produtividade foram percebidos. Ele mencionou experiências positivas com tecnologia e inovação no agronegócio e no sistema financeiro, com menção ao Pix.
Sobre caminhos dos quais o Brasil dispõe para avançar, Lisboa ainda ressaltou a dificuldade do país de ajustar suas contas e as dificuldades em cortar gastos e enxugar a máquina pública, visto regras constitucionais.
“Nosso gasto é engessado. Se fala muito em reforma administrativa, cortar Ministério. Podemos fazer reforma administrativa por vários motivos, para melhorar eficiência, mas não será possível cortar gasto de verdade”, disse.
Publicado por Danilo Moliterno
Brasil tem a 2ª maior taxa de juro real no mundo após alta da Selic