Unindo fé, arte e sustentabilidade, Santuário Cristo Redentor transforma 460 kg de plástico reciclado em símbolo de devoção Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Corpus Christi, Cristo Redentor CNN Brasil
Neste ano, o tapete de Corpus Christi no Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi confeccionado com tampinhas plásticas trituradas. A iniciativa, promovida pelo Consórcio Cristo Sustentável, reutiliza aproximadamente 460 kg de resíduos plásticos na montagem do tradicional ornamento religioso.
A montagem teve início às 3h da manhã desta quinta-feira (19) e contou com o apoio técnico da empresa Policog, responsável pela trituração do material. A proposta dispensa o uso de sal e enfatiza a economia circular, com foco na reutilização de materiais descartados.
“O tapete deste ano é um convite à reflexão. Mostra que é possível preservar a nossa espiritualidade e, ao mesmo tempo, transformar a realidade ao nosso redor com pequenas atitudes”, destaca Marcos Martins, Gestor e Educador Ambiental do Consórcio Cristo.
A celebração da Solenidade de Corpus Christi foi realizada às 7h, com Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.
A ação também ocorre no contexto dos 10 anos da encíclica Laudato Si’, publicada pelo Papa Francisco em 2015, que aborda questões ambientais, sociais e espirituais.
A tradição dos tapetes de Corpus Christi teve início no século XIII, como parte das procissões em homenagem ao Santíssimo Sacramento.

