By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: No STF, Torres diz brincar que minuta do golpe encontrada em sua casa é ‘minuta do Google’
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > No STF, Torres diz brincar que minuta do golpe encontrada em sua casa é ‘minuta do Google’
outros

No STF, Torres diz brincar que minuta do golpe encontrada em sua casa é ‘minuta do Google’

Última atualização: 10 de junho de 2025 12:14
Published 10 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres afirmou ao ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF), que brinca que a minuta do golpe encontrada em sua residência era uma “minuta de Google”. Segundo Torres, o documento tinha erros de português e de concordância e vinha com nomes errados dos órgãos públicos. “Não é da minha lavra. Nunca discuti esse tipo de assunto”, disse no tribunal.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasInscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Torres também contou ao STF que o governo federal sabia que não existia fraude nas urnas eletrônicas. “Eu sempre passei isso, que tecnicamente nós não tínhamos nada a passar ao presidente [Bolsonaro] sobre urnas eletrônicas”.

Sobre o desaparecimento do seu celular em janeiro de 2023, Torres disse que perdeu o telefone nos Estados Unidos enquanto estava viajando com a família porque perdeu o equilíbrio quando soube da determinação para prendê-lo e das invasões da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. “Foi o momento mais duro da minha vida”, disse. O ex-ministro disse que estava com 3 crianças pequenas nos Estados Unidos para uma viagem em família para a Disney. “Era a realização de um sonho das crianças e virou pesadelo para mim, perdi o celular e uns dólares”, contou.

Segundo Anderson Torres, que havia deixado o ministério da Justiça e estava no cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, ele viajou tranquilo em janeiro de 2023 porque tinha deixado um Protocolo de Ações Integradas (PAI) pronto para eventuais conturbações sociais. O ex-secretário leu trechos do protocolo que previa fechamento da Esplanada dos Ministérios, isolamento da Praça dos Três Poderes e proibição de acesso a praça com canos de metal e outras possíveis armas. “Eu viajei de certa forma tranquilo”.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Torres contou da reunião que teve com o general Gustavo Dutra, comandante militar do Planalto, e ele teria mostrado fotos do acampamento no dia 6 de janeiro, esvaziado, e com muitos moradores de rua. Na ocasião, o militar fez comparação com a lotação de dois meses anteriores.

Na avaliação do ex-secretário de segurança pública, ele viajou “adotando todas as providências” e houve “falha grave no cumprimento do protocolo”. Reforçou também que a secretaria não ficou sem comando com a saída dele, pois o sub, Fernando de Sousa Oliveira, assumiu o cargo. “Se o PAI tivesse sido cumprido à risca, o 8 de janeiro não teria acontecido em Brasília”.

Em relação à reunião ministerial de julho de 2022, Anderson Torres disse que se excedeu. Na ocasião, os ministros foram pressionados por Bolsonaro a insistirem na narrativa de fraude eleitoral, antes mesmo das eleições. Segundo a denúncia da PGR, as palavras do ex-presidente foram reiteradas por Torres “que tampouco hesitou em se valer da ênfase do baixo calão”.

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, destacou os seguintes trechos de Anderson Torres na reunião: “E o exemplo da Bolívia é o grande exemplo pra todos nós. Senhores, todos vão se foder! Eu quero deixar bem claro isso. Porque se… eu não tô dizendo que… eu quero que cada um pense no que pode fazer previamente porque todos vão se foder”.

Torres disse que não concordou com os diálogos por mensagens interceptados pela Polícia Federal e mantidos no grupo “EM OFF” em que Marília Alencar, diretora de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, disse que “o 01 falou bem na reunião” e que ele não estava” isento porra nenhuma” e “meteu logo um 22”. 

Anderson Torres foi o 4º réu interrogado no Supremo Tribunal Federal.

You Might Also Like

Congresso deve analisar vetos à Lei do Licenciamento Ambiental nesta quinta 

O Tema 950 do STF e a imunidade parlamentar material

Correios apresentam plano de reestruturação em meio à crise 

Correios: Prejuízo de R$ 4,3 bi em um semestre é inaceitável, diz professor 

Correios: especialistas veem rombo descontrolado e deterioração do serviço 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Mönchengladbach x Bayern: horário e onde assistir ao jogo da Bundesliga 

11 de janeiro de 2025
“Fantasma” que assombrava condomínios é pego pela PCDF. Vídeo
Netanyahu descreve planos de Trump para Gaza como “visão revolucionária” 
Delegações de EUA e Rússia conversam em Istambul sobre missões diplomáticas 
Edição especial do Jornal Nacional em Salvador bate recorde de audiência e marca os 60 anos da TV Globo
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?