Data celebrada em mais de 200 cidades no Brasil, comemora um dos quatro dogmas marianos, definido formalmente em 1854 pelo Papa Pio IX Brasil, -agencia-cnn-, Catolicismo, Feriados, Feriados Nacionais, Igreja Católica CNN Brasil
Esta segunda-feira (8) é marcada por feriados nacionais e comemorações em mais de 200 municípios, em todo país. A celebração de Nossa Senhora da Conceição, ou Imaculada Conceição, refere-se à verdade de fé de que a Virgem Maria foi concebida sem a mancha do pecado original.
8 de dezembro é feriado? Veja em quais locais do Brasil data é comemorada
Segundo o dogma da Igreja Católica, nenhuma mácula de pecado atingiu Maria durante sua vida, pois ela foi agraciada e escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus.
A Igreja reconhece que Maria era imaculada desde o seu princípio, mas levou anos de estudos para a proclamação formal.
A proclamação de 1854
Em artigo histórico, divulgado pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), o status da Imaculada Conceição foi proclamado oficialmente em 8 de dezembro de 1854.
Na base da Igreja Católica, Maria é considerada essencial para a fé cristã, e isso se baseia em quatro doutrinas que a definem, conhecidas como marianos. Este dogma é um dos quatro reconhecidos pela Igreja, juntamente com a maternidade divina, a elevação ao reino dos céus e a virgindade perpétua.
A definição foi realizada pelo Papa Pio IX por meio da Bula Ineffabillis Deus, um documento papal, afirmando que Maria, desde o momento inicial de sua concepção, foi protegida de todo o pecado original.
A crença
A crença na Imaculada Conceição já se difundia antes da proclamação oficial, de acordo com relatos bíblicos.
Em 1830, a Virgem Maria teria aparecido a Santa Catarina Labouré e solicitado que fossem feitas medalhas com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.
A intenção teria sido reafirmada, anos depois, em 1858. Durante a nova aparição, a Virgem Maria confirmou a definição dogmática.

