Ferramentas de pedra sugerem possível ligação entre duas populações do passado Tecnologia, Arqueólogos, descoberta CNN Brasil
Arqueólogos descobriram ferramentas de pedra primitivas com bordas afiadas na ilha indonésia de Sulawesi, acrescentando mais uma peça ao enigma evolutivo envolvendo misteriosos humanos antigos que viveram em uma região conhecida como Wallacea.
Localizada além do sudeste asiático continental, Wallacea abrange um grupo de ilhas entre a Ásia e a Austrália, sendo Sulawesi a maior delas. Anteriormente, pesquisadores já haviam encontrado evidências de uma espécie humana incomum e de pequeno porte, chamada Homo floresiensis — também conhecida como “hobbits”, devido à semelhança com os diminutos personagens dos livros do autor de fantasia J.R.R. Tolkien — que viveu na ilha vizinha de Flores entre 700 mil até cerca de 50 mil anos atrás.
As ferramentas de pedra lascada recém-descobertas, que datam de aproximadamente 1,04 milhão a 1,48 milhão de anos atrás, representam a evidência mais antiga da presença humana em Sulawesi. Elas sugerem que a ilha pode ter sido habitada por ancestrais humanos primitivos, ou hominíneos, ao mesmo tempo — ou possivelmente até antes — de Flores. Os pesquisadores relataram essas descobertas em um estudo publicado na quarta-feira (6) na revista Nature.
O sítio arqueológico — localizado nas proximidades de um canal de rio — teria sido, segundo os arqueólogos, um local onde hominíneos fabricavam suas ferramentas e caçavam há cerca de 1 milhão de anos. Também foram encontrados fósseis de animais na região, incluindo uma mandíbula do extinto Celebochoerus, um tipo de porco com presas superiores excepcionalmente grandes.
Ao final das escavações, em 2022, a equipe havia descoberto sete ferramentas de pedra. A datação do arenito e dos fósseis resultou em uma estimativa de idade para as ferramentas entre pelo menos 1,04 milhão e possivelmente até 1,48 milhão de anos. Artefatos relacionados a hominíneos encontrados anteriormente em Sulawesi haviam sido datados em cerca de 194 mil anos atrás.
Segundo Brumm, os pequenos fragmentos de pedra afiada usados como ferramentas foram provavelmente produzidos a partir de seixos maiores encontrados nos leitos dos rios próximos e deviam servir para cortar ou raspar. Ele acrescenta que as ferramentas são semelhantes a outras tecnologias líticas humanas primitivas já descobertas anteriormente em Sulawesi, em outras ilhas da Indonésia e também em antigos sítios de hominíneos na África.
Descoberta leva cientistas a entender se houve vida em Vênus


