By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Nova picape da Volkswagen terá o melhor de Toro, Strada e Montana
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Nova picape da Volkswagen terá o melhor de Toro, Strada e Montana
outros

Nova picape da Volkswagen terá o melhor de Toro, Strada e Montana

Última atualização: 19 de setembro de 2025 18:14
Published 19 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Volkswagen não costuma ponderar bastante antes de criar um carro para entrar em novos segmentos, mas costuma ser assertiva quando faz isso. Foi assim, por exemplo, com o T-Cross, que foi lançado anos depois dos seus concorrentes e se tornou um sucesso de vendas. Agora a VW trabalha para que o mesmo aconteça quando lançar sua inédita picape intermediária.

Contents
Porte da Fiat ToroSuspensão da Fiat StradaDesign à Chevrolet MontanaEstratégia e data de lançamento
  • Relacionadas
  • NotíciasVolkswagen investirá R$ 8 bi para fazer híbridos e nova picape no Brasil31 jan 2024 – 12h01
  • SegredoVolkswagen Santana quase foi transformado em picape nos anos 198022 jul 2022 – 18h07

Faz sete anos que a Volkswagen apresentou o conceito Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo. Era uma picape intermediária com jeitão de T-Cross e até sofisticada, pois tinha suspensão traseira independente e tração integral – assim como há na Fiat Toro. Mas o projeto foi engavetado e está renascendo um pouco diferente para ser lançado, enfim, em 2026.

VW TAROK
Volkswagen Tarok Concept, de 2028Divulgação/Quatro Rodas

Para usar o tempo a seu favor, a nova picape da Volkswagen terá características (e evitará erros) das principais concorrentes, inclusive aquelas que surgiram nos últimos anos.

Porte da Fiat Toro

Em comum com a Fiat Toro, a picape da Volkswagen terá sua proximidade com carros médios. A Toro foi desenvolvida sobre uma plataforma de hatches e SUVs médios, um pouco mais larga. É por isso, também, que a VW vem usando a carroceria do velho Tiguan para disfarçar as mulas da nova picape, conforme o flagra de Eduardo Campilongo, feito no interior de São Paulo.

Desta forma, a Volks evita seguir a estratégia da Chevrolet Montana, que nesta terceira geração tem porte mais próximo de picapes compactas com cabine dupla, como Fiat Strada e VW Saveiro. Ela até tem versões básicas, mas que não convencem empresas tão bem quanto as rivais, que têm carros mais baratos e aspecto mais robusto.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Enquanto a Strada tem 2,84 m de entre-eixos, a Montana tem 2,80 m e a Toro tem 2,99 m. A nova picape da VW terá algo ao redor dos 3 m, até mesmo para aproveitar as dimensões da nova plataforma MQB Hybrid, pronta para eletrificação e maior que a base de T-Cross de Polo. De acordo com o Autos Segredos, a nova picape já nascerá pronta para receber um sistema híbrido leve (MHEV) de 48V combinado com o novo motor 1.5 eTSI flex.

Até seu lançamento, aliás, a Fiat Toro também já terá motorização MHEV 48V.

Suspensão da Fiat Strada

Picape VW
<span class=”hidden”>–</span>Eduardo Campilongo/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Em vez de seguir o projeto com uma suspensão traseira independente, a Volkswagen optou por partir para o uso de eixo rígido com feixes de mola na traseira. É uma solução até antiquada, mas bastante robusta: é o mesmo tipo de suspensão usado pelas picapes médias e também pela Fiat Strada desde sua primeira geração.

É isso, inclusive, o que explica a suspensão traseira tão alta no carro flagrado. Esta mula já utiliza o conceito de suspensão definitivo, com direito a um arco no meio do eixo rígido traseiro como há na Strada.

Flagra-mula-Volkswagen-Therion-Projeto-247-Udara-8
Mulas já usam suspensão traseira com eixo rígidoAutos Segredos/Reprodução

A Volkswagen se negou a usar eixo rígido na Saveiro em todas as gerações. Os alemães sempre optaram por valorizar a dinâmica da sua picapinha, com grandes bitolas no eixo de torção traseiro e com as molas com rigidez variável, que assume um comportamento mais firme quando com carga. Mas o mercado percebeu que a Strada é mais robusta a longo prazo.

Continua após a publicidade

Design à Chevrolet Montana

A despeito da suspensão mais rústica, a nova picape da Volkswagen ainda terá uma estreita relação com SUVs, tanto no design quanto na cabine. Inclusive, é possível que tenha as lanternas traseiras unidas visualmente, nem que seja por uma barra preta.

Esta relação próxima com os SUVs já era visto no conceito Tarok e ainda ficará bastante evidente nas versões mais completas.

Estratégia e data de lançamento

A Volkswagen já definiu que a nova picape será fabricada em São José dos Pinhais (PR) junto com o T-Cross e também com o Virtus, que também passou a ser produzido por lá.

O lançamento será em 2026. Com este carro, a Volkswagen terá uma picape com design interessante e moderno, boa capacidade de carga, robustez, porte e bom espaço interno, além de já estar adequada à uma futura demanda por picapes eletrificadas.

Publicidade

You Might Also Like

Saiba quem era o sargento que morreu em acidente com Mercedes no DF

Operação apreende 174 galos usados em rinhas e prende dois suspeitos no interior da Bahia

Anitta, Gaby Amarantos e mais: veja looks dos artistas no Global Citizen 

Terremoto de magnitude 5,5 atinge Filipinas, diz agência dos EUA 

Mãe de Virginia desabafa após ataques à filha nas redes sociais: “Me poupe”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

VW fatura R$ 1,5 bilhão com Tera em 50 minutos e versão de R$ 99.990 esgota

6 de junho de 2025
Eliminado no Mundial, Real Madrid pede para adiar estreia, mas LaLiga nega 
Imagens mostram estragos causados por explosão de fábrica em Curitiba 
Tom Brady causa polêmica na NFL após possível conflito de interesses 
Perna encontrada em praia é parte que falta de corpo em mala, diz delegado 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?