By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Nova solução para pressão alta resistente pode chegar em breve 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Nova solução para pressão alta resistente pode chegar em breve 
outros

Nova solução para pressão alta resistente pode chegar em breve 

Última atualização: 30 de agosto de 2025 22:57
Published 30 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Medicamento experimental promete controlar casos difíceis que não respondem a tratamentos tradicionais  Saúde, Medicamentos, Pressão alta, Remédio, Remédios CNN Brasil

Contents
Leia maisDieta mediterrânea e exercícios previnem diabetes tipo 2, revela HarvardEstudo aponta que composto de chá popular pode proteger contra AlzheimerUltraprocessados afetam os músculos e articulações; médico explica como

Os médicos podem em breve ter uma nova maneira de tratar a pressão alta, mesmo entre pessoas para as quais os remédios não funcionaram bem no passado.

Baxdrostat, um medicamento experimental da AstraZeneca, mostrou potencial no tratamento de pessoas com pressão alta não controlada ou resistente em um ensaio recente.

Leia mais

  • Dieta mediterrânea e exercícios previnem diabetes tipo 2, revela Harvard

    Dieta mediterrânea e exercícios previnem diabetes tipo 2, revela Harvard

  • Estudo aponta que composto de chá popular pode proteger contra Alzheimer

    Estudo aponta que composto de chá popular pode proteger contra Alzheimer

  • Ultraprocessados afetam os músculos e articulações; médico explica como

    Ultraprocessados afetam os músculos e articulações; médico explica como

Se o medicamento for aprovado pelas autoridades regulatórias, será uma das primeiras novas abordagens para tratar a pressão alta em décadas, dizem os pesquisadores.

Cientistas apresentaram os resultados do ensaio no sábado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia 2025, em Madri, e os publicaram simultaneamente no New England Journal of Medicine.

Para o estudo, os pesquisadores inscreveram 800 adultos que ainda tinham pressão alta após tomar dois ou mais medicamentos por pelo menos quatro semanas.

Para se qualificar para o estudo, a pressão arterial sistólica dos pacientes tinha que estar entre 140 e 170.

A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio, abreviado como mm Hg. A medição tem um número superior, ou leitura sistólica, e um número inferior, a leitura diastólica.

A pressão sistólica mede a força do sangue ao sair do coração para as artérias; a diastólica é a pressão criada enquanto o coração descansa entre os batimentos.

A pressão arterial normal é menor que 120/80 mm Hg, e pressão arterial elevada é considerada de 120 a 129/80 mm Hg. A partir de 130/80 mm Hg ou mais, de acordo com novas diretrizes dos EUA, o profissional médico da pessoa desejará que ela tome um medicamento para pressão arterial se mudanças no estilo de vida — incluindo comer de forma mais saudável, reduzir sal na dieta e fazer mais exercícios — não funcionarem primeiro.

Os pesquisadores do novo estudo dividiram os participantes em três grupos. Um recebeu 1 miligrama de baxdrostat, outro recebeu 2 mg e outro recebeu um placebo, que não tem efeito. Os participantes tomaram sua dose além dos medicamentos que já estavam usando.

Em 12 semanas, cerca de 4 em cada 10 pacientes que tomaram baxdrostat atingiram níveis saudáveis de pressão arterial, em comparação com menos de 2 em cada 10 que receberam placebo.

Especificamente, participantes que tomaram 1 ou 2 mg de baxdrostat diariamente viram sua pressão arterial sistólica — o número superior na leitura — cair cerca de 9 a 10 mm Hg a mais do que aqueles que tomaram placebo. Essa redução, mostram os estudos, é grande o suficiente para reduzir o risco cardiovascular.

Quando a pressão arterial está alta, a força do sangue empurra contra as paredes dos vasos sanguíneos, tornando o coração menos eficiente: tanto os vasos quanto o coração precisam trabalhar mais, e é mais difícil levar sangue a órgãos e células essenciais.

Sem tratamento, a pressão alta acabará por danificar as artérias, aumentando o risco de condições como infarto, derrame, doença coronária, demência vascular e problemas cognitivos.

Doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Reduzir a pressão arterial é a forma mais modificável de evitar uma morte dessas.

Quase metade de todos os adultos nos EUA tem pressão arterial acima do normal, e 1 em cada 10 pessoas tem o que os médicos chamam de hipertensão resistente: apesar de estarem em três ou mais medicamentos, não estão atingindo a meta de controle da pressão arterial.

Quando um paciente tem pressão arterial alta, os médicos podem precisar tentar vários medicamentos para ver qual funciona melhor.

Adicionar baxdrostat à lista de opções pode ser uma grande ajuda para os pacientes, segundo a Dra. Stacey E. Rosen, presidente voluntária da American Heart Association, que não participou da nova pesquisa.

“O que é interessante sobre esse medicamento é que ele pode realmente ser um parceiro maravilhoso, por assim dizer, com alguns dos medicamentos anti-hipertensivos mais clássicos”, disse Rosen, que também é vice‑presidenta sênior de saúde da mulher e diretora executiva do Katz Institute for Women’s Health do Northwell Health, na cidade de Nova York.

As opções de medicação atualmente no mercado controlam a pressão arterial de várias maneiras. Algumas, como vasodilatadores, relaxam e alargam artérias e veias para permitir que o sangue passe mais facilmente e aumentar o fluxo.

Diuréticos atuam principalmente removendo excesso de fluido e sal do corpo ao aumentar a produção de urina. Agonistas alfa de ação central ajudam a impedir que o sistema nervoso responda ao estresse. Inibidores da ECA impedem o corpo de produzir angiotensina II, um hormônio que faz os vasos sanguíneos se contraírem.

ARBs, ou bloqueadores dos receptores de angiotensina II, ajudam a reduzir a produção de aldosterona, um hormônio que promove retenção de sal e água. Bloqueadores dos canais de cálcio podem manter o cálcio longe das células do coração e artérias para que elas não precisem trabalhar tanto.

Cada um pode ter efeitos colaterais diferentes, incluindo tontura, ritmo cardíaco rápido ou lento, exaustão, dor de estômago e inchaço nas pernas.

Os efeitos colaterais do baxdrostat, mostrou o estudo, foram em geral leves. O problema mais comum foi anormalidades nos níveis de potássio e sódio, mas isso foi raro.

O baxdrostat segue uma nova abordagem para controlar a pressão arterial. Ele se concentra em bloquear a aldosterona, um hormônio criado pelas glândulas suprarrenais que ajuda os rins a regular o sal e manter o equilíbrio hídrico do corpo. Algumas pessoas produzem muita aldosterona, levando o corpo a reter muita água e sal, elevando a pressão arterial.

“Também já sabíamos há um tempo que a maioria de nós come muito sal e, fazendo isso, eleva a pressão arterial. Mas estamos também reconhecendo cada vez mais que a aldosterona pode ter um impacto direto em causar danos aos vasos sanguíneos, ao coração, aos rins”, disse a Dra. Jenifer Brown, uma das principais investigadoras e coautora do estudo publicado.

Brown disse que muitas vezes vê pacientes de cardiologia no Brigham and Women’s que podem ter tido um evento cardíaco, então precisa ser agressiva no controle da pressão para evitar outro. Alguns pacientes podem ter dificuldade em tolerar outros medicamentos para pressão. Para outros, os remédios padrão simplesmente não funcionam bem. O baxdrostat pode ser um bom complemento, ela disse.

“Realmente temos as mesmas ferramentas como clínicos há muitos anos”, disse Brown. “Eu ficaria animada em ter uma opção como esta.”

Em um editorial que acompanhou a publicação, o Dr. Tomasz Guzik, cientista cardiovascular da Universidade de Edimburgo, e o Dr. Maciej Tomaszewski, especialista cardiovascular da Universidade de Manchester, escrevem que os próximos passos devem ser descobrir quais pacientes responderiam melhor a esse novo medicamento e fornecer dados em longo prazo. Se o medicamento funcionar a longo prazo, escreveram eles, pode se tornar um “pilar central da terapia para hipertensão de difícil controle.”

A AstraZeneca disse que planeja submeter seus dados às agências reguladoras antes do final de 2025.

IA ajuda a detectar pressão alta pela voz com até 84% de precisão

 

You Might Also Like

Quando o discurso de conformidade tributária perde seus instrumentos

“O Agente Secreto” brilha no Globo de Ouro; veja destaques da noite 

O que os dados dos Ministérios Públicos revelam sobre a democracia brasileira

O papel do STJ na interpretação da legislação processual

Minerais críticos: governo e Congresso defendem licenciamento agilizado 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

SDI-2 do TST confirma validade de acordos extrajudiciais firmados durante a pandemia

10 de fevereiro de 2025
Planalto pede liberação de R$ 7,8 bilhões em emendas após decisão de Dino 
Suposta carta psicografada de Jô Soares é revelada mais de dois anos após a morte; confira
Justiça de Brasília rejeita solicitação de suspensão da compra do banco Master pelo BRB; entenda
Câmara aprova aumento do número de deputados para 531; texto vai ao Senado 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?