By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Novo BMW X3 chega até o fim de março e é sempre híbrido; veja como anda
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Novo BMW X3 chega até o fim de março e é sempre híbrido; veja como anda
outros

Novo BMW X3 chega até o fim de março e é sempre híbrido; veja como anda

Última atualização: 20 de janeiro de 2025 17:22
Published 20 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Há 21 anos, a BMW apresentou o primeiro X3. Após 3,5 milhões de unidades produzidas desde então e nada menos do que 350.000 vendidas no ano passado – o equivalente a cerca de mil carros por dia –, o SUV chega ao que a marca chama de quarta geração, apesar da manutenção da plataforma CLAR. Todas as versões são híbridas ou híbridas leve, mas não está previsto um novo iX3.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!VeredictoFicha Técnica – BMW X3 20
  • Relacionadas
  • NotíciasNovo BMW X3 ganha frente polêmica e agora só vem com tração integral19 jun 2024 – 17h06
  • NotíciasBMW confirma novos X3 e Mini Countryman S no Brasil em 202519 nov 2024 – 07h11
  • Carros elétricosNovo BMW iX3 chega em 2025 e promete revolução no design26 nov 2024 – 07h11

Acontece que o iX3 será substituído por um novo modelo elétrico baseado na plataforma Neue Klasse. Como este novo X3 deixou de existir, na designação dos BMW, o “i” usado nas motorizações a gasolina (e que daqui para a frente será exclusivo dos elétricos). E assim será no Brasil, onde o novo X3 está confirmado para ser lançado até o fim de março.

BMW X3
A suspensão capaz de controlar o chassi merece elogios na parte dinâmicaDivulgação/Quatro Rodas

O BMW X3 é produzido em Spartanburg, nos Estados Unidos (exceto a versão plug-in híbrida, que é feita na África do Sul), cresceu 3,4 cm em comprimento (para 4,75 m) e 2,9 cm em largura (para 1,92 m). As bitolas também cresceram: 1,6 cm na frente e 4,5 cm atrás. Perdeu 2,5 cm na altura (com reflexos positivos no consumo), enquanto a distância entre-eixos foi mantida (2,86 m).

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Por fora, as diferenças são claras, a começar pela seção dianteira mais vertical e onde se destaca a grade mais larga, que conta agora com barras verticais e diagonais, pela primeira vez num BMW. Além da nova disposição, a grade pode ter uma fina moldura iluminada. Ali estão também a câmera e os sensores dos sistemas de assistência à condução semiautônoma (que continuam a ser de nível 2). As pás verticais ativas abrem e fecham para gerir a temperatura do motor. Além disso, as aletas e as maçanetas das portas rentes à carroceria contribuem para que o coeficiente aerodinâmico baixe (de 0,29) para 0,27.

BMW X3
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Os faróis de led Matrix (para o facho alto) têm forma de “L”, enquanto as lanternas traseiras lembram um “T” deitado. O para-choque e o difusor traseiros escondem as ponteiras de escape (exceto na versão M50).

Por dentro, temos a configuração comum aos mais recentes modelos da BMW, destacando-se o painel digital curvo que une a instrumentação (de 12,3”) à tela central (de 14,9”). O chamado Live Cockpit inclui head-up display e recursos de realidade aumentada, com jogos da plataforma AirConsole disponíveis no pacote BMW Digital Premium.

BMW X3
Console minimalista reúne os controles da transmissão e da central multimídia. Conjunto de instrumentos inclui head-up display e comandos de vozDivulgação/Quatro Rodas
BMW X3
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas

O sistema operacional OS9 é o mais evoluído da BMW. Os gráficos são nítidos e o processamento é rápido, mas a instrumentação tem personalização mais limitada do que a de alguns rivais. O volante foi redesenhado.

Continua após a publicidade

A marca alemã tem se esforçado para tornar as saídas de ventilação quase invisíveis, o que foi conseguido neste X3 e reforça a elegância e o ar premium do painel, feito de materiais de toque suave em toda a sua metade superior. Os porta-objetos das portas são grandes e estão divididos em três espaços, mas não são revestidos, o que não combina em um carro que na Europa custa mais de 60.000 euros (cerca de R$ 368.000).

BMW X3
Mudanças no chassi liberaram espaço interno para pessoas e bagagem. Bancos podem ser de couro ou material sintéticoDivulgação/Quatro Rodas
BMW X3
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas

O revestimento dos bancos pode ser feito com couro natural ou material sintético que imita couro e é mais sustentável. Por falar em sustentabilidade, este é o primeiro BMW que pode ter a superfície do painel coberta por poliéster reciclado.

O espaço no banco traseiro é amplo. Para um passageiro de 1,8 metro, sobram quatro dedos entre a cabeça e o teto, além de nove dedos entre os joelhos e o banco dianteiro. O túnel central continua alto, o que pode incomodar o quinto ocupante. Existem saídas de ventilação diretas para trás e com regulagem de temperatura e intensidade da ventilação.

Continua após a publicidade
BMW X3
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas

O chassi foi revisado. Atrás, o conjunto de suspensão posicionado mais para as extremidades do eixo permitiu o aumento do porta-malas (570 litros, 20 l a mais que o antecessor). Na dianteira, a principal novidade é a adoção de um ângulo de cáster quase 20% maior (o que favorece a estabilidade), além da adoção de barras estabilizadoras mais finas, mas fixadas por casquilhos mais rígidos.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Qualquer versão do novo X3 pode receber a configuração opcional M Sport, com barras estabilizadoras mais rígidas, molas e amortecedores mais duros e uma direção mais direta. Também opcional (exceto na versão esportiva M50, onde é de série) é a suspensão adaptativa com amortecedores eletronicamente variáveis.

BMW X3
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Na Europa, o novo X3 está disponível com três diferentes motorizações: 20d (diesel), 20 e M50 (gasolina). O M50 já está com lançamento no Brasil confirmado para acontecer até março. Esse é um híbrido leve 48V equipado com motor 3.0 turbo de seis cilindros acompanhado de um sistema elétrico de 48 V. Ao todo, essa versão entrega 398 cv, enquanto o atual tem 387 cv.

A transmissão também é automática de 8 marchas e, assim como o plug-in, ele também tem a tração integral XDrive. Com esse conjunto, seu tempo de 0 a 100 km/h é de 4,6 segundos, segundo a BMW.

Outra versão com potencial, ainda sem data definida de lançamento, será a híbrida 30e. Combina um motor 2.0 a gasolina (de 190 cv) com um elétrico, com 184 cv e 25,5 kgfm. A hibridização das versões 20 e M50 compreende um motor a gasolina trabalhando no ciclo Miller (mais eficiente, pela redução do tempo de abertura das válvulas de admissão).

BMW X3

O X3 20 emprega um motor 2.0 a gasolina de 190 cv e um elétrico de 18 cv, para uma potência combinada de 208 cv e torque de 33,7 kgfm, suficientes para alcançar uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.

Continua após a publicidade

A avaliação, feita pelos arredores de Munique, na Alemanha, com chuva constante, limitou um pouco as impressões ao dirigir. Foi possível, no entanto, apreciar a célere resposta da motorização desde os regimes mais baixos, resultado da boa conjugação da caixa automática Steptronic de oito marchas e das fontes de energia, com a unidade elétrica suavizando as passagens do câmbio.

A sonoridade agrada, exceto quando elevamos as rotações acima das 4.500 rpm, quando o motor de quatro cilindros passa a ter maior esforço. O isolamento da cabine é bom (vidros dianteiros mais grossos e para-brisa duplo ajudam) mesmo em alta velocidade e com chuva forte.

BMW X3

Nesta unidade equipada com amortecedores variáveis, os maiores elogios dinâmicos vão para a capacidade de o chassi controlar muito bem os movimentos transversais da carroceria quando forçamos o ritmo em pistas sinuosas, com a cortesia da carroceria mais baixa e das bitolas (principalmente a traseira) mais largas.

A frenagem se mostrou suficientemente potente e linear e a direção também pode receber sua medalha. Consegue ser direta (2,5 voltas entre batentes) e bastante comunicativa, além de revelar peso adequado nos vários modos de condução. Pelo conjunto da obra, a nova geração demonstra fôlego para seguir vendendo bem, como as antecessoras.

BMW X3

Veredicto

O X3 agradou pela evolução que teve como um todo. Agora, resta torcer para que a BMW ofereça a nova geração no Brasil.

Ficha Técnica – BMW X3 20

Preço: 63.100 (R$ 386.820)
Motor: híbrido: gas., diant., long., 4 cil. em linha, 190 cv entre 4.400 e 6.500 rpm; elétrico, 18 cv,  20,4 kgfm; total, 208 cv e 33,6 kgfm
Câmbio: automático, 8 marchas, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 225/605 R18
Dimensões: compr., 475,5 cm; larg., 192 cm; alt., 166 cm; entre-eixos, 286,5 cm; peso, 1.930 kg; porta-malas, 570 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 7,8 s; veloc. máx., 215 km/h

*Dados de fábrica

Publicidade

You Might Also Like

Assassino, membro de quadrilha de furtos a shoppings é preso no DF

Moradores bloqueiam BA-528 em protesto contra condições da via: ‘Toda esburacada’

Copa do Mundo de Clubes define confrontos das oitavas de final; confira

Operação mira receptores de celulares roubados em ônibus de Salvador

VÍDEO: Ministra da Itália aparece alterada, com gestos descoordenados e fala desconexa

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Lula manifesta apoio a Dinamarca contra anexação da Groenlândia pelos EUA

11 de abril de 2025
Denver terá time na liga de futebol feminino dos Estados Unidos em 2026 
Elmar Nascimento e prefeito viram litro de uísque em festa junina no interior da Bahia
Vídeo: Subtenente da PM morre em acidente de trânsito em Salvador
Sentença de prisão para Cristina Kirchner é confirmada em última instância 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?