Em produção no México, a nova geração do Nissan Kicks foi submetida ao teste de colisão do Latin NCAP e alcançou 5 estrelas na proteção aos passageiros, nota máxima dada pela entidade.
O modelo também será fabricado no Brasil, onde será lançado como Nissan Kicks 2026 no meio deste ano. No entanto, o Latin NCAP costuma revalidar os carros para assegurar que as unidades produzidas em duas fábricas distintas oferecem a mesma segurança aos ocupantes.

O novo Kicks mexicano sempre sai de fábrica com seis airbags, controle de estabilidade e tecnologias ADAS, como frenagem autônoma de emergência, de série. O SUV alcançou índice de 90,32% na proteção de adultos, 91,84% na proteção de crianças, 75,60% na proteção de pedestres e 85,17% na assistência de segurança, de acordo com o Latin NCAP.
A entidade independente avaliou a estrutura do Nissan Kicks como estável e com boa performance, mas disse que a deflagração do airbag do passageiro dianteiro poderia ser melhorada para evitar que a cabeça e o pescoço sejam feridos em um impacto. A porta dianteira abriu durante a colisão lateral.

A frenagem autônoma de emergência teria demonstrado respostas robustas nos cenários testados. O monitor de pontos cegos e o assistente de faixa, que são opcionais, não foram testados. Este foi um teste voluntário, ou seja, patrocinado pela Nissan com o fornecimento dos carros testados.
Nissan Kicks 2026 no Brasil

A Nissan já decidiu que a primeira geração do SUV permanecerá à venda como Kicks Play, já lançado. Isso porque a segunda geração é consideravelmente maior. Tem 4,37 metros de comprimento, 5,6 cm a mais do que o atual, enquanto o entre-eixos cresceu 3,6 cm, passando a medir 2,66 m. A altura agora é de 1,63 m, um aumento de 2 cm, e a largura é de 1,80 m, um aumento de 4 cm.

As mudanças são bem profundas. A Nissan deixará finalmente de usar a plataforma V, que era compartilhada com os antigos March e Versa, para usar a arquitetura CMF-B criada pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Esta base é usada pela Renault em uma versão atualizada chamada RGMP.

Para começar, adotará um motor 1.0 turbo flex de três cilindros, mecânica inédita no país. Não será a mesma unidade de potência do Renault Kardian, tratando-se de uma versão baseada no antigo 1.0 aspirado do March. Embora sejam da mesma família, terão diversas diferenças. QUATRO RODAS apurou que algo em torno de 118 cv e 20,4 kgfm, o que não é muito mais do que 1.6 aspirado atual, de 113 cv e 15,3 kgfm. O câmbio será o mesmo de dupla embreagem e seis marchas do Renault Kardian.

Apesar de estar praticamente pronto, teremos que esperar mais um tempo pela estreia oficial do Nissan Kicks 2026 nacional. A produção na fábrica de Resende (RJ) começará ainda em abril e o lançamento oficial é previsto para junho.