William Kimmit, que ocupa cargo estratégico no Departamento de Comércio, entrou em reunião no Planalto por videoconferência Política, Big Techs, Donald Trump, Geraldo Alckmin CNN Brasil
A reunião do vice-presidente Geraldo Alckmin com big techs no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (29), teve a presença por videoconferência do novo subsecretário para o Comércio Internacional do governo americano, William Kimmit.
Segundo relatos feitos à CNN, Alckmin propôs ao próprio secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, a participação de um alto representante de Washington no encontro — que já estava marcado — com gigantes de tecnologia.
Kimitt, escolhido para participar da reunião, foi escolhido como subsecretário pelo presidente Donald Trump em fevereiro. Coincidentemente, sua confirmação para o cargo foi aprovada pelo Senado nesta terça, horas depois da reunião no Planalto.
O novo subsecretário já vinha atuando no Departamento de Comércio como um conselheiro direito de Lutnick. Antes da indicação, ele trabalhava em um escritório de advocacia com forte interlocução em Washington.
De acordo com participantes, o tom na reunião foi “bastante construtivo” e Alckmin pediu aos executivos das big techs para darem exemplos de como a regulação brasileira interfere em seus negócios.
Para uma pessoa que conversou reservadamente com a CNN, o encontro teve ainda mais importância pelo simbolismo do que pelos temas efetivamente conversados.
O recado para o governo Trump, segundo esses participantes, foi o de que o Brasil “está aberto a discussões” com as big techs e “demonstra interesse” em ouvir as empresas.
Gigantes como Google, Meta, Apple, Amazon e Visa estiveram na reunião.

