Com 1.459 vítimas em 2024, números de violência contra a mulher continuam alarmantes. Em entrevista ao Live CNN, ministra das Mulheres aponta necessidade de ações educativas e preventivas Nacional, -transcricao-de-videos-, Feminicídio, Mulheres, Políticas Públicas, Segurança Pública, Violência contra a mulher CNN Brasil
Número de vítimas do feminicídio atingiu 1.459 em 2024. Em entrevista ao Live CNN, Márcia Lopes, ministra das Mulheres, destaca que a violência contra a mulher se manifesta de diversas formas antes de chegar ao feminicídio, começando com xingamentos, empurrões e agressões que muitas vezes não são reconhecidas pelas próprias vítimas como formas de violência doméstica.
“Infelizmente nós temos um índice que é incompreensível e inadimissível“, afirma a ministra, que ainda destacou que outros sintomas da desigualdade de gênero contribuem para a violência.
Ações de combate à violência
O Ministério das Mulheres tem desenvolvido parcerias com universidades federais, estaduais e institutos federais para estabelecer estratégias permanentes de combate à violência. “Queremos fazer isso com todos os setores”, explica Lopes. “É uma pauta de toda a sociedade”.
As iniciativas incluem a inclusão de conteúdos específicos nos currículos dos futuros profissionais e assistência aos funcionários e servidores das instituições.
A ministra relata que o Ligue 180 tem se mostrado uma ferramenta essencial no combate à violência, realizando cerca de três mil atendimentos diários. Com 350 profissionais, o serviço oferece não apenas um canal para denúncias, mas também orientação e encaminhamento para a rede de atendimento às mulheres.
Desigualdade salarial
Além da violência física e psicológica, as mulheres também enfrentam disparidades no mercado de trabalho. Atualmente, elas recebem em média 21,2% menos que os homens, chegando em alguns casos a uma diferença de 30% para a mesma função.
O Ministério também está implementando ações de conscientização em espaços públicos, como a Tenda Lilás na rodoviária de Brasília, e planeja expandir a iniciativa para praias durante o verão. O objetivo é alcançar a população em seu cotidiano, distribuindo materiais informativos e realizando abordagens educativas.

