By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil 
outros

Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil 

Última atualização: 30 de abril de 2025 16:02
Published 30 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Segundo a Demografia Médica no Brasil 2025, o número de vagas em residência médica não acompanhou o número de profissionais graduados em Medicina entre 2018 e 2024
Este conteúdo foi originalmente publicado em Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil no site CNN Brasil.  Saúde, Medicina, Médicos, Pós-graduação CNN Brasil

Contents
Leia MaisEstudo associa atendimento médico por uso de maconha a risco de demênciaJovem passa por 36 médicos até receber diagnóstico de doença raraCFM veta terapia hormonal a menores, e comunidade LGBTQIA+ critica; entendaEspecialistas no BrasilMulheres são maioria na medicina no Brasil

O número de médicos generalistas, ou seja, sem título de especialização, cresceu nos últimos seis anos, passando de 153,8 mil, em 2018, para 244,1 mil, em 2024. O dado é do estudo Demografia Médica no Brasil 2025 (DMB), lançado nesta quarta-feira (30).

O levantamento, realizado pelo Ministério da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), compila dados sobre oferta, formação, especialização e exercício profissional dos médicos no Brasil.

Leia Mais

  • Estudo associa atendimento médico por uso de maconha a risco de demência

    Estudo associa atendimento médico por uso de maconha a risco de demência

  • Jovem passa por 36 médicos até receber diagnóstico de doença rara

    Jovem passa por 36 médicos até receber diagnóstico de doença rara

  • CFM veta terapia hormonal a menores, e comunidade LGBTQIA+ critica; entenda

    CFM veta terapia hormonal a menores, e comunidade LGBTQIA+ critica; entenda

De acordo com o estudo, o número de vagas em residência médica — modalidade de especialização para médicos formados — não acompanhou o número de profissionais graduados. Em outras palavras, há mais pessoas se formando em medicina do que o número de oportunidades para especialização por meio de residência.

Em 2018, o número de médicos matriculados na graduação era de 167.788, e de médicos cursando residência médica era de 37.742. Em 2024, esse contingente passou para 287.413 e 47.718, respectivamente.

Segundo o levantamento, entre os motivos para essa discrepância está o atraso na entrada de médicos na residência após a graduação: 51,5% demoram até um ano para começarem a se especializar; 22,1%, até dois anos; 12,5%, até três anos; 9,2%, até cinco anos, e 4,7%, mais de cinco anos.

Além do aumento no número de médicos generalistas, o estudo aponta para outra consequência relacionada à menor oferta de residência médica: o crescimento da oferta e comercialização de pós-graduação Latu Sensu em especialidades médicas, uma prática não regulamentada no Conselho Federal de Medicina (CFM) e conselhos regionais, apesar de ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre os cursos de pós-graduação mais ofertados em 2024 estão a Endocrinologia e Metabologia, seguido por Dermatologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Hematologia e Hemoterapia.

Especialistas no Brasil

Embora o contingente de médicos generalistas tenha crescido nos últimos seis anos, o número de especialistas também aumentou: houve um crescimento de 154% no número de especialistas entre 2011 e 2024. Do total de especialistas, 31% possuem título em mais de uma especialidade. A maior alta está na Clínica Médica, com 49.340 novos profissionais nos últimos 13 anos, seguido de Cirurgia Geral (25.273) e Pediatria (22.581).

Entre os especialistas, a maioria (63,7%) se especializou por meio de residência médica. Já os outros 36,3% conquistaram o título por meio de sociedades de especialidades.

Apesar do crescimento, a distribuição dos especialistas no território nacional é desigual. O percentual de especialistas em relação ao total de médicos varia de 72,2% no Distrito Federal e 67,9% no Rio Grande do Sul a 46,5% em Rondônia e 45,1% no Piauí. A região Sudeste concentra 55,4% de todos os médicos especialistas, seguida pelas regiões Sul (16,7%), Nordeste (14,5%), Centro-Oeste (7,5%) e Norte (5,9%).

Além disso, no Brasil, a parcela de especialistas (59,1%) em relação ao total de médicos continua pouco abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 62,9%.

Mulheres são maioria na medicina no Brasil

O estudo também mostrou que, pela primeira vez, as mulheres se tornarão maioria entre os médicos no Brasil. Segundo o levantamento, elas irão representar 50,9% do total de profissionais já em 2025.

Esse aumento é expressivo em comparação com 2010, quando elas correspondiam a 41% da população médica. As projeções indicam que, até 2035, as mulheres serão 56% do total de médicos no país.

No ensino de Medicina, a presença feminina tem crescido. Em 2010, as mulheres representavam 53,7% dos matriculados nos cursos de graduação, número que subiu para 61,8% em 2023. Entretanto, elas predominam em apenas 20 das 55 especialidades médicas – a Dermatologia lidera o ranking, com 80,6% das mulheres.

IA na medicina: diagnóstico precoce e redução de riscos para pacientes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

STJ reconhece culpa de banco e garante ressarcimento integral a cliente vítima de golpe

BNews COP30: ONU envia carta contundente ao governo Lula após manifestantes invadem pavilhão

Imagens de satélite mostram antes e depois de tornado no Paraná 

Noruega goleia Estônia e complica chances da Itália ir à Copa do Mundo 

Tesla faz recall de 10.500 baterias nos EUA devido a risco de incêndio 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Lexa abre o jogo e revela se pretende engravidar de novo após perda da filha; assista

31 de julho de 2025
Petróleo cai mais de 2% com alta de estoques nos EUA 
PF vai ter acesso às câmeras do Smart Sampa para auxílio em investigações 
Esporte Clube Bahia faz homenagem comovente para Léo Batista; confira
Veja imagens dos alagamentos em Balneário Camboriú 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?