By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil 
outros

Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil 

Última atualização: 30 de abril de 2025 16:02
Published 30 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Segundo a Demografia Médica no Brasil 2025, o número de vagas em residência médica não acompanhou o número de profissionais graduados em Medicina entre 2018 e 2024
Este conteúdo foi originalmente publicado em Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil no site CNN Brasil.  Saúde, Medicina, Médicos, Pós-graduação CNN Brasil

Contents
Leia MaisEstudo associa atendimento médico por uso de maconha a risco de demênciaJovem passa por 36 médicos até receber diagnóstico de doença raraCFM veta terapia hormonal a menores, e comunidade LGBTQIA+ critica; entendaEspecialistas no BrasilMulheres são maioria na medicina no Brasil

O número de médicos generalistas, ou seja, sem título de especialização, cresceu nos últimos seis anos, passando de 153,8 mil, em 2018, para 244,1 mil, em 2024. O dado é do estudo Demografia Médica no Brasil 2025 (DMB), lançado nesta quarta-feira (30).

O levantamento, realizado pelo Ministério da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), compila dados sobre oferta, formação, especialização e exercício profissional dos médicos no Brasil.

Leia Mais

  • Estudo associa atendimento médico por uso de maconha a risco de demência

    Estudo associa atendimento médico por uso de maconha a risco de demência

  • Jovem passa por 36 médicos até receber diagnóstico de doença rara

    Jovem passa por 36 médicos até receber diagnóstico de doença rara

  • CFM veta terapia hormonal a menores, e comunidade LGBTQIA+ critica; entenda

    CFM veta terapia hormonal a menores, e comunidade LGBTQIA+ critica; entenda

De acordo com o estudo, o número de vagas em residência médica — modalidade de especialização para médicos formados — não acompanhou o número de profissionais graduados. Em outras palavras, há mais pessoas se formando em medicina do que o número de oportunidades para especialização por meio de residência.

Em 2018, o número de médicos matriculados na graduação era de 167.788, e de médicos cursando residência médica era de 37.742. Em 2024, esse contingente passou para 287.413 e 47.718, respectivamente.

Segundo o levantamento, entre os motivos para essa discrepância está o atraso na entrada de médicos na residência após a graduação: 51,5% demoram até um ano para começarem a se especializar; 22,1%, até dois anos; 12,5%, até três anos; 9,2%, até cinco anos, e 4,7%, mais de cinco anos.

Além do aumento no número de médicos generalistas, o estudo aponta para outra consequência relacionada à menor oferta de residência médica: o crescimento da oferta e comercialização de pós-graduação Latu Sensu em especialidades médicas, uma prática não regulamentada no Conselho Federal de Medicina (CFM) e conselhos regionais, apesar de ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre os cursos de pós-graduação mais ofertados em 2024 estão a Endocrinologia e Metabologia, seguido por Dermatologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Hematologia e Hemoterapia.

Especialistas no Brasil

Embora o contingente de médicos generalistas tenha crescido nos últimos seis anos, o número de especialistas também aumentou: houve um crescimento de 154% no número de especialistas entre 2011 e 2024. Do total de especialistas, 31% possuem título em mais de uma especialidade. A maior alta está na Clínica Médica, com 49.340 novos profissionais nos últimos 13 anos, seguido de Cirurgia Geral (25.273) e Pediatria (22.581).

Entre os especialistas, a maioria (63,7%) se especializou por meio de residência médica. Já os outros 36,3% conquistaram o título por meio de sociedades de especialidades.

Apesar do crescimento, a distribuição dos especialistas no território nacional é desigual. O percentual de especialistas em relação ao total de médicos varia de 72,2% no Distrito Federal e 67,9% no Rio Grande do Sul a 46,5% em Rondônia e 45,1% no Piauí. A região Sudeste concentra 55,4% de todos os médicos especialistas, seguida pelas regiões Sul (16,7%), Nordeste (14,5%), Centro-Oeste (7,5%) e Norte (5,9%).

Além disso, no Brasil, a parcela de especialistas (59,1%) em relação ao total de médicos continua pouco abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 62,9%.

Mulheres são maioria na medicina no Brasil

O estudo também mostrou que, pela primeira vez, as mulheres se tornarão maioria entre os médicos no Brasil. Segundo o levantamento, elas irão representar 50,9% do total de profissionais já em 2025.

Esse aumento é expressivo em comparação com 2010, quando elas correspondiam a 41% da população médica. As projeções indicam que, até 2035, as mulheres serão 56% do total de médicos no país.

No ensino de Medicina, a presença feminina tem crescido. Em 2010, as mulheres representavam 53,7% dos matriculados nos cursos de graduação, número que subiu para 61,8% em 2023. Entretanto, elas predominam em apenas 20 das 55 especialidades médicas – a Dermatologia lidera o ranking, com 80,6% das mulheres.

IA na medicina: diagnóstico precoce e redução de riscos para pacientes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Número de médicos sem especialização cresce em 6 anos no Brasil no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Deputado Júnior Muniz homenageia o BNews pelo aniversário de 15 anos: “Instrumento de informação e democracia”

Grávida, Rafa Kalimann mostra férias de luxo com Nattanzinho 

Camarote Salvador aposta no mundo mágico e sensorial para o Carnaval de 2026

“Drag Race Brasil”: conheça Ruby Nox, pernambucana campeã da 2ª temporada 

Marido de Ivete Sangalo se despede de avó em vídeo emocionante: “Amor em forma de pessoa”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Atacante do Chelsea provoca Palmeiras e lembra de música “não tem Mundial” 

5 de julho de 2025
“Precisam de cuidado especial”, diz diretor sobre agentes da Guarda Municipal de Salvador
Trump pode sancionar Moraes? Saiba o que diz a Lei Magnitsky
Itamaraty procura brasileiros traficados na Ásia; conheça a história 
Haddad confirma mecanismo para liberar FGTS de quem usou saque-aniversário 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?