Ao longo de seu segundo mandato, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem falado sobre desejo de tornar Canadá o 51° estado americano
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Nunca, jamais, de forma alguma”, diz novo premiê do Canadá sobre anexação no site CNN Brasil. Internacional, Canadá, Donald Trump, Estados Unidos CNN Brasil
O recém-empossado primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, respondeu de forma enérgica a uma pergunta sobre as repetidas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar o Canadá, dizendo que isso nunca acontecerá.
“Pessoalmente, deixei claro que nunca, jamais, de forma alguma, maneira ou formato, faremos parte dos Estados Unidos”, declarou Carney nesta sexta-feira (14).
Ele também enfatizou algumas diferenças entre os dois países: “A América não é o Canadá. Veja a cerimônia que acabamos de ter”, continuou Carney, referindo-se à sua posse, que foi acompanhada por comentários de dois anciãos indígenas.
Carney enfatizou que respeita Trump, apontando para sua experiência compartilhada no setor privado e corrigindo gentilmente um jornalista que chamou o presidente dos EUA pelo sobrenome sem seu título.
“Só para deixar claro, respeitamos os Estados Unidos. Respeitamos o presidente Trump”, disse Carney.
“O presidente Trump colocou algumas questões muito importantes no topo de sua agenda. Entendemos sua agenda. Entendemos a importância de abordar o flagelo do fentanil, que é um desafio aqui no Canadá e também nos Estados Unidos”, acrescentou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Nunca, jamais, de forma alguma”, diz novo premiê do Canadá sobre anexação no site CNN Brasil.