Prefeitura de São Paulo realizou leilão em agosto, mas parte considerável dos certificados acabaram não sendo arrematados Macroeconomia, CNN Brasil Money, Construção civil, Faria Lima, Ricardo Nunes CNN Brasil
O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, mencionou durante o Incorpora 2025 — principal evento anual do segmento — nesta quinta-feira (9) a possibilidade de realizar um novo leilão de certificados que permitem a construção de prédios mais altos na região da Faria Lima.
Em agosto deste ano, a Prefeitura realizou um leilão de títulos de Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) e arrecadou um total de R$ 1,6 bilhão. Acontece, porém, que dos 164 mil certificados disponibilizados, somente 94 mil foram arrematados.
Nunes sinalizou, à época, que a falta de demanda teria como motivação movimentações nos tribunais: quatro dias antes do leilão, a Justiça suspendeu parte de suas regras — mas na véspera do certame voltou atrás.
“Se houve impacto com relação à segurança jurídica, eu não tenho como cravar cem por cento, mas eu acredito que sim. Do que o mercado precisa? Quem vem aqui comprar um bilhão e seiscentos milhões em certificados são grandes empresas, e elas precisam de segurança jurídica”, disse à CNN Brasil no dia do leilão.
No Incorpora, Nunes indicou que fatores externos impactaram o resultado do leilão e na sequência exclamou: “a gente lança outro leilão mais para frente”.
Em sua participação, o emedebista ainda falou que o projeto de reurbanização de Paraisópolis será um “case mundial”. A arrecadação do leilão vai viabilizar regularizações fundiárias, projetos, obras de infraestrutura e implantação de equipamentos culturais e esportivos na favela.