By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Nuvem da Amazon volta a funcionar normalmente após pane global, diz empresa 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Nuvem da Amazon volta a funcionar normalmente após pane global, diz empresa 
outros

Nuvem da Amazon volta a funcionar normalmente após pane global, diz empresa 

Última atualização: 21 de outubro de 2025 08:01
Published 21 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Falha na AWS teve um impacto global na segunda-feira (20); mais de mil empresas sofreram com a falha  Tecnologia, Amazon, Amazon Web Services (AWS), Internet CNN Brasil

Contents
Leia Mais“Panes não são anormais”, explica especialista sobre falha na AWSPane na AWS: por que quedas globais continuam acontecendoApagão cibernético: qual a chance de uma nova pane mundial?Causa raiz é monitor de saúde da redeProblema na região US-EAST-1“Infraestruturas frágeis”Do Snapchat ao Venmo: interrupção derruba aplicativos

O serviço de nuvem da Amazon retornou às operações normais na tarde de segunda-feira (20), informou a empresa, após uma interrupção na internet que afetou milhares de sites ao redor do mundo, incluindo alguns dos aplicativos mais populares da web, como Snapchat e Reddit.

Ainda assim, a Amazon disse que alguns serviços da AWS tinham um acúmulo de mensagens que levaria algumas horas para serem processadas.

A AWS hospeda aplicações e processos de computação para empresas em todo o mundo, e a interrupção deixou trabalhadores de Londres a Tóquio offline e impediu outros de realizar tarefas cotidianas normais, como pagar cabeleireiros ou alterar passagens aéreas.

Leia Mais

  • "Panes não são anormais", explica especialista sobre falha na AWS

    “Panes não são anormais”, explica especialista sobre falha na AWS

  • Pane na AWS: por que quedas globais continuam acontecendo

    Pane na AWS: por que quedas globais continuam acontecendo

  • Apagão cibernético: qual a chance de uma nova pane mundial?

    Apagão cibernético: qual a chance de uma nova pane mundial?

Usuários reclamaram na tarde de segunda de dificuldades persistentes no uso de serviços como a carteira digital Venmo e o site de videochamadas Zoom.

Foi a maior interrupção da internet desde a falha da CrowdStrike no ano passado, que prejudicou sistemas de tecnologia em hospitais, bancos e aeroportos, destacando a vulnerabilidade das tecnologias interconectadas do mundo.

Foi pelo menos a terceira vez em cinco anos que o cluster (agrupamento) da AWS no norte da Virgínia, conhecido como US-EAST-1, contribuiu para um grande colapso da internet.

A Amazon não respondeu a um pedido de esclarecimento sobre por que esse data center em particular continua a ser impactado. Os problemas decorreram do que é conhecido como Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio), ou DNS, que impediu que os aplicativos encontrassem o endereço correto para o DynamoDB API da AWS, um banco de dados em nuvem usado para armazenar informações de usuários e outros dados críticos.

Causa raiz é monitor de saúde da rede

Anteriormente, a AWS havia dito que a causa raiz da interrupção era um subsistema subjacente que monitora a saúde dos balanceadores de carga de sua rede, usados para distribuir tráfego por vários servidores.

O problema, segundo a AWS, originou-se na “rede interna EC2”, o serviço “Elastic Compute Cloud” da Amazon, que fornece capacidade de nuvem sob demanda dentro da AWS.

Pouco depois das 19h (horário de Brasília), a Amazon disse que “todos os serviços AWS voltaram às operações normais. Alguns serviços, como AWS Config, Redshift e Connect, continuam a ter um backlog de mensagens que terminarão de processar nas próximas horas.”

Ken Birman, professor de ciência da computação na Universidade Cornell, disse que os desenvolvedores de software precisam construir uma melhor tolerância a falhas. Ele afirmou que a AWS fornece ferramentas que os desenvolvedores podem usar para se protegerem em caso de um problema em um de seus data centers e também podem criar backups com outros provedores de nuvem.

“Quando as pessoas cortam custos e economizam para tentar colocar um aplicativo no ar e depois esquecem que pularam essa última etapa e não se protegeram realmente contra uma interrupção, essas empresas são as que realmente deveriam ser fiscalizadas mais tarde”, disse Birman à Reuters.

Problema na região US-EAST-1

A AWS fornece poder de computação, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e indivíduos, sendo o maior provedor de nuvem do mundo, seguido pelo Azure, da Microsoft, e pelo Google Cloud, da Alphabet.

Interrupções em seus servidores podem causar falhas em sites e plataformas — desde aplicativos de entrega de comida até plataformas de jogos e sistemas de companhias aéreas — que dependem da infraestrutura de nuvem.

A AWS informou em sua página de status que a interrupção de segunda se originou em sua localização US-EAST-1, a mais antiga e maior para serviços da web. O site já havia sofrido interrupções em 2021 e 2020. De acordo com a documentação no site da AWS, o site US-EAST-1 é frequentemente a região padrão para muitos serviços da AWS.

“Infraestruturas frágeis”

O problema destaca o quão interconectados os serviços digitais cotidianos se tornaram e a dependência de um pequeno número de provedores de nuvem globais, com uma única falha causando estragos nos negócios e na vida diária, disseram especialistas e acadêmicos.

“Esta interrupção destaca mais uma vez a dependência que temos de infraestruturas relativamente frágeis”, disse Jake Moore, consultor global de segurança cibernética na empresa europeia de segurança cibernética ESET.

Na Grã-Bretanha, Lloyd Bank, Bank of Scotland e provedores de serviços de telecomunicações Vodafone e BT foram todos atingidos, de acordo com o site britânico da Downdetector, assim como o site da autoridade fiscal, de pagamentos e alfândega do Reino Unido, a HMRC.

“A principal razão para este problema é que todas essas grandes empresas confiaram em apenas um serviço”, disse Nishanth Sastry, diretor de pesquisa do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Surrey.

A Ookla, que é proprietária da Downdetector, disse que mais de 4 milhões de usuários relataram problemas devido ao incidente.

“Para grandes empresas, horas de inatividade na nuvem se traduzem em milhões em produtividade e receita perdidas”, disse Ryan Griffin, líder de prática cibernética dos EUA na corretora de seguros McGill and Partners.

Do Snapchat ao Venmo: interrupção derruba aplicativos

A Ookla disse que pelo menos mil empresas foram afetadas pela interrupção. Aplicativos como Reddit, Roblox, Snapchat e Duolingo foram todos afetados.

A startup de inteligência artificial Perplexity, a exchange de criptomoedas Coinbase e o aplicativo de negociação Robinhood sofreram interrupções em suas plataformas e as atribuíram à AWS.

Os próprios serviços da Amazon, incluindo seu site de compras, Prime Video e Alexa, também foram atingidos.

Fortnite, da Epic Games, Clash Royale e Clash of Clans estavam entre as plataformas de jogos afetadas. A rival da Uber, Lyft também foi derrubada nos Estados Unidos.

Em uma postagem no X, a presidente do Signal, Meredith Whittaker, confirmou que o aplicativo de mensagens foi afetado pela interrupção, embora o bilionário Elon Musk, proprietário do X, tenha dito que sua plataforma continuou a funcionar.

 

You Might Also Like

Regra de precificação de remédios é esperada para dezembro, diz secretário da CMED

Léo Pereira faz reflexão sobre erros em meio a rumores de reconciliação com Karoline Lima; confira

Apaixonado por falsa Juliana Paes, homem cai em golpe de R$ 32 mil

Prefeito baiano é alvo de recomendação do MP por nomear irmã em cargo na Saúde

Aluna da UnB presa por xingar colega de “viadinho” não pode sair do DF

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Zé Felipe abre o jogo sobre previsões de fim de casamento com Virginia 

28 de dezembro de 2024
Motorista que atropelou jovens foi autuado 12 vezes por velocidade 
Suspeitos são indiciados após furto de celulares e prejuízo de R$ 100 mil 
Haddad perde para Tarcísio no 2º turno na disputa pela Presidência, diz Datafolha
Gleisi reage após processo contra Eduardo Bolsonaro ser barrado: ‘Vergonhoso’
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?