By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Nuvem molecular 3 mil vezes maior que o Sol é encontrada perto da Terra 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Nuvem molecular 3 mil vezes maior que o Sol é encontrada perto da Terra 
outros

Nuvem molecular 3 mil vezes maior que o Sol é encontrada perto da Terra 

Última atualização: 28 de abril de 2025 14:16
Published 28 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Descoberta pode ajudar a esclarecer como estrelas e planetas se formam
Este conteúdo foi originalmente publicado em Nuvem molecular 3 mil vezes maior que o Sol é encontrada perto da Terra no site CNN Brasil.  Tecnologia CNN Brasil

Contents
Leia maisAsteroide 2024 YR4: o que acontece se objeto atingir a Lua em 2032?Vibração atmosférica induzida: entenda fenômeno que causou apagão na EuropaPor que o buraco mais profundo do mundo teve que ser abandonadoUma janela para a formação de sistemas solaresVeja também: Cientistas descobrem indício de vida fora da Terra pela primeira vez

Uma nuvem molecular invisível, que pode ajudar a esclarecer como estrelas e planetas se formam, foi detectada surpreendentemente perto da Terra. Batizada de Eos, em homenagem à deusa grega do amanhecer, a nuvem de gás pareceria enorme no céu noturno se fosse visível a olho nu.

Ela mede aproximadamente 40 luas de largura e tem uma massa cerca de 3.400 vezes maior que a do Sol, segundo relataram pesquisadores em um estudo publicado nesta segunda-feira (28) na revista Nature Astronomy.

Leia mais

  • Asteroide 2024 YR4: o que acontece se objeto atingir a Lua em 2032?

    Asteroide 2024 YR4: o que acontece se objeto atingir a Lua em 2032?

  • Vibração atmosférica induzida: entenda fenômeno que causou apagão na Europa

    Vibração atmosférica induzida: entenda fenômeno que causou apagão na Europa

  • Por que o buraco mais profundo do mundo teve que ser abandonado

    Por que o buraco mais profundo do mundo teve que ser abandonado

“Em astronomia, enxergar o que antes era invisível geralmente significa olhar mais fundo com telescópios cada vez mais sensíveis — detectando aqueles planetas menores… aquelas galáxias mais distantes”, disse Thomas Haworth, coautor do estudo e astrofísico da Queen Mary University of London.

“Essa coisa estava praticamente no nosso quintal cósmico, e nós simplesmente a perdemos”, acrescentou.

Nuvens moleculares são compostas por gás e poeira, a partir dos quais podem se formar moléculas de hidrogênio e monóxido de carbono. Agregados densos dentro dessas nuvens podem colapsar e dar origem a estrelas jovens.

Normalmente, os cientistas identificam uma nuvem molecular usando observações em rádio e infravermelho, capazes de detectar a assinatura química do monóxido de carbono, explicou Haworth.

“Normalmente, procuramos esse composto, que é apenas um átomo de carbono e um de oxigênio, e que emite luz de maneira bastante fácil em comprimentos de onda que podemos detectar”, disse o pesquisador. “Ele é brilhante, e temos muitas instalações que podem detectá-lo.”

No entanto, Eos escapou da descoberta, apesar de ser a nuvem molecular mais próxima da Terra, porque ela não contém muito monóxido de carbono e, portanto, não emite a assinatura característica captada pelos métodos convencionais, disseram os pesquisadores. A chave para essa descoberta surpreendente foi procurar a luz ultravioleta emitida pelo hidrogênio na nuvem.

“A única razão pela qual conseguimos captá-la desta vez foi porque conseguimos observar com uma cor diferente de luz”, acrescentou Haworth.

Uma janela para a formação de sistemas solares

Haworth e seus colegas detectaram Eos em dados coletados por um espectrógrafo de ultravioleta extremo chamado FIMS-SPEAR, que operou como instrumento em um satélite coreano chamado STSAT-1.

Os dados foram disponibilizados publicamente em 2023, quando Blakesley Burkhart, professora associada no departamento de física e astronomia da Escola de Artes e Ciências da Universidade Rutgers e autora principal do estudo, os encontrou.

O espectrógrafo decompõe a luz ultravioleta emitida por um material em seus comprimentos de onda componentes, de maneira semelhante ao que um prisma faz com a luz visível, criando um espectro que os cientistas podem analisar.

“Esta é a primeira nuvem molecular já descoberta observando diretamente a emissão de hidrogênio molecular no ultravioleta extremo”, disse Burkhart em um comunicado à imprensa. “Os dados mostraram moléculas de hidrogênio brilhando, detectadas por fluorescência no ultravioleta extremo. Essa nuvem está literalmente brilhando no escuro.”

A proximidade da nuvem molecular com a Terra oferece uma oportunidade única para estudar como os sistemas solares se formam, afirmou Burkhart.

“Nossa descoberta de Eos é empolgante porque agora podemos medir diretamente como as nuvens moleculares se formam e se dissipam, e como uma galáxia começa a transformar o gás e a poeira interestelares em estrelas e planetas”, disse ela.

Os astrônomos achavam que conheciam bem a localização e as propriedades das nuvens moleculares num raio de cerca de 1.600 anos-luz do Sol, o que torna essa “descoberta muito legal” uma grande surpresa, segundo Melissa McClure, professora assistente da Universidade de Leiden, nos Países Baixos.

“Essa nova nuvem molecular, Eos, está a apenas 300 anos-luz de distância, o que é mais perto do que qualquer uma das nuvens moleculares que conhecíamos até agora”, disse McClure, que não participou da pesquisa.

“É intrigante que algo tão grande esteja bem aqui, na vizinhança do nosso sistema solar, e só agora a gente tenha percebido”, acrescentou McClure. “Seria como morar em um bairro com casas acima do solo e lotes vagos, e de repente descobrir que um desses lotes vagos na verdade abriga um bunker subterrâneo escondido.”

Veja também: Cientistas descobrem indício de vida fora da Terra pela primeira vez

Evidência de vida em outro planeta é detectada; o que isso quer dizer?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nuvem molecular 3 mil vezes maior que o Sol é encontrada perto da Terra no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Otto Alencar põe freio no projeto de anistia: “não vai a lugar nenhum”

Aprovada pela sogra! Virginia e mãe de Vini Jr caem no samba e curtem noitada juntas; ASSISTA

Filha de Faustão atualiza estado de saúde do pai: “Eu sei o quanto ele foi importante”

Marinha do Brasil abre processo seletivo para mais de 20 vagas; confira

Moraes manda soltar réu do 8 de janeiro após PGR e defesa apontarem erro em decisão

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Blake Lively afirma que duas outras atrizes vão testemunhar contra Baldoni 

19 de fevereiro de 2025
Resultado do Fies 2025: veja como consultar 
O que esperar do 3º ano de “O Verão Que Mudou Minha Vida”? Atores respondem 
João Fonseca conhece adversário na Laver Cup 
Bombeiros resgatam raposa presa em poço desativado 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?