By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: O associativismo judicial como compromisso ético
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > O associativismo judicial como compromisso ético
outros

O associativismo judicial como compromisso ético

Última atualização: 10 de outubro de 2025 11:20
Published 10 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O associativismo judicial ocupa um lugar estratégico na estrutura do Estado democrático de Direito. Com a presença em entidades representativas, juízes fomentam a independência do Poder Judiciário, reforçam a integridade da atuação da magistratura e asseguram a imparcialidade de suas decisões.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A atividade é tão essencial que foi abarcada no enunciado do Princípio 15 do Compromisso Ético da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) – aprovado em 11 de setembro deste ano, na Assembleia Geral Ordinária da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa, realizada em Luanda (Angola).

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

De acordo com o documento, as associações de juízes cumprem uma função de representação coletiva que transcende a aspiração individual de cada magistrado, pois simbolizam, perante os cidadãos e as autoridades, a unidade de uma carreira que depende de determinados requisitos para a execução de sua missão. A autonomia, naturalmente, é um elemento imprescindível, na medida em que mantém as agremiações desvinculadas de interesses políticos, religiosos ou econômicos, como um anteparo contra ingerências indevidas.

No interior de tais grupos, estabelecem-se práxis de pluralismo democrático, com liberdade de expressão, eleições abertas e alternância de lideranças, em uma dinâmica interna que viabiliza a diversidade de visões e experiências, que se traduzem em legitimidade institucional.

O associativismo judicial tem, ainda, uma dimensão pedagógica: as entidades oferecem cursos, seminários e outras iniciativas para o desenvolvimento de competências, de modo que o investimento contínuo em educação favorece a excelência técnica da magistratura e concorre para a consolidação de padrões éticos. A formação constante, planejada comunitariamente, amplia a capacidade dos juízes de enfrentar os desafios de uma sociedade em mutação, sem perder de vista a centralidade da dignidade humana.

Outro aspecto importante é o auxílio das associações de magistrados na formulação de políticas públicas e no impulso de reformas judiciais, pois, ao defenderem providências que aprimoram a administração da Justiça, ampliam a efetividade do sistema e, mais do que isso, evidenciam a dedicação de seus integrantes à busca pela evolução institucional. O associativismo judicial não se limita, portanto, ao âmbito corporativo: ele se revela como ferramenta de modernização e de aperfeiçoamento da ordem jurídica.

As associações também se engajam na conquista das condições adequadas para o exercício do cargo, em defesa de objetivos concretos, como melhor infraestrutura de trabalho, remuneração compatível com a responsabilidade inerente e garantias contra interferências, internas ou externas.

Para além de tantos ganhos, o associativismo judicial propicia a circulação de boas práticas, o intercâmbio de ideias e vínculos de solidariedade – laços que se estendem às famílias e assentam a estabilidade entre vida profissional e pessoal, com impacto positivo sobre a saúde mental dos juízes. Ao tocar a face humana da judicatura, as associações sedimentam o espírito de comunidade e colaboram para a qualidade dos préstimos à população.

O Princípio 15 do Compromisso Ético da UIJLP demonstra que o associativismo judicial é mais do que instrumento de representação: é cláusula de preservação das bases éticas do Judiciário, encarregada de promover trocas de conhecimentos, estimular reestruturações – sempre que necessário – e preconizar o equilíbrio.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Em semelhante cenário, a União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) descortina exemplo eloquente da relevância do associativismo judicial. Ao longo de sua trajetória, em colaboração com as associações nacionais a ela filiadas, a entidade tem protegido a independência funcional dos juízes, contribuído para a capacitação permanente e participado da concepção de políticas públicas e de debates de alcance nacional e internacional.

Ao reunir juízes em uma esfera de debates e ações autônoma, com regras internas para o provimento da participação ampla, rodízio de comandos e afastamento de vínculos que não sejam o interesse público, as associações de magistrados criam um ambiente que sustenta julgamentos livres de pressões, atualiza saberes, incentiva a cooperação e favorece melhorias na gestão dos tribunais. Esse arranjo amplia a confiabilidade das decisões do Judiciário e entrega ao cidadão um serviço previsível, responsável e tecnicamente seguro.

You Might Also Like

Grilagem, tráfico e morte: a invasão no DF que virou “palco de guerra”

Apagão: quantos estados foram afetados e como será a investigação 

Comissões do Senado debaterão crise de bebidas adulteradas com metanol 

“Vida fácil”: o diário, o luxo e a queda de um jovem traficante em Águas Claras

Inocentado após 15 anos preso, Mairlon denunciou tortura psicológica

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Morre principal assessor do líder supremo do Irã após ataque de Israel 

14 de junho de 2025
Quem é Edinho Silva, novo presidente nacional do PT 
Acidentes de trânsito matam 6 vezes mais homens que mulheres no DF
Google volta a exibir cotação do dólar 4 meses após erros 
Especialista analisa o desempenho do mercado financeiro no mês de abril e expectativas para maio
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?