By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: O centro desbolsonarizado e 2026
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > O centro desbolsonarizado e 2026
outros

O centro desbolsonarizado e 2026

Última atualização: 25 de fevereiro de 2025 05:10
Published 25 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O centro é um conjunto de partidos que flutua entre a direita e a esquerda na trajetória política. Os principais partidos do centrão fazem parte do centro, quais sejam: União Brasil, PSD, MDB, Republicanos e PP. Ao contrário da eleição de 2022, observo que um candidato de centro à Presidência da República tem chances de vencer a eleição presidencial. Todavia, esse candidato não pode ser bolsonarizado.

Vislumbro o vindouro pleito presidencial sem a presença de Jair Bolsonaro, apesar da possibilidade de que ele insistirá até o último instante para ser candidato. Esse cenário pode prejudicar fortemente um candidato do centro, pois são vários os atores desse campo que insistem equivocadamente em seguir próximo a Bolsonaro.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A direita bolsonarizada estará presente na vindoura disputa presidencial com um ou vários candidatos. Se todos os candidatos da direita insistirem na bolsonarização, a conjuntura de 2022 será repetida em 2026, ou seja, uma disputa entre lulistas e bolsonaristas. Tal conjuntura favorece fortemente à reeleição do presidente Lula ou de outro candidato do PT.

Por outro lado, se os partidos de centro optarem por desbolsonarizar o seu candidato, ele tornar-se-á competitivo e adquirirá chances de vencer a eleição, pois fugirá da polarização observada na eleição presidencial passada. Saliento também que o centro desbolsonarizado deve estar unido em torno de uma única candidatura.

Por que o candidato do centro pode vencer a vindoura eleição presidencial? Em 2022, Lula e Bolsonaro eram fortemente rejeitados. A previsão daquela eleição deveria considerar a simplória hipótese: o candidato que chegar no dia da eleição com a menor rejeição vencerá. E assim aconteceu! O atual presidente da República representava naquela época para parcela dos eleitores a única esperança para derrotar Bolsonaro. E o candidato do PL era a única esperança para derrotar o PT entre parte dos votantes.

Lula não era só a esperança contra o bolsonarismo. Milhões de eleitores tinham memória econômica positiva dos governos anterior de Lula (2003-2010). Memória positiva e esperança orientaram o voto no candidato do PT. Bolsonaro era o inimigo a ser derrotado, pois, como as pesquisas qualitativas mostravam à época, “ele foi horrível na pandemia e não trouxe conquistas econômicas”.

A conjuntura de 2026 tende a ser diferente da conjuntura de 2022. No futuro pleito, o bolsonarismo chegará rejeitado e sem a presença do seu principal líder, mas com vários candidatos bolsonaristas. O lulismo deve disputar com Lula e prevejo que a sua taxa de popularidade será suficiente para lhe colocar no turno final.

Mas, ao contrário de 2022, Lula não será mais a esperança contra Bolsonaro, caso exista o candidato de centro desbolsonarizado; e a memória de parcela dos eleitores estará recheada das seguintes expressões negativas, de acordo com recentes pesquisas qualitativas: “Lula já foi bom”, “Sou anti-PT”, “Está tudo muito caro”, “Lula dá com uma mão e tira com a outra (corrupção)”.

Além disto, dois novos sujeitos sociais estarão intensamente presentes na próxima eleição: evangélicos e empreendedores. Os primeiros, desde 2018, revelam forte rejeição ao lulismo por motivos econômicos e morais. Já os segundos – e muitos deles são evangélicos – reclamam da alta carga tributária e acreditam no esforço individual como vetor da prosperidade.

You Might Also Like

Megaoperação: imagens revelam policial ferido do Bope sendo resgatado no RJ 

Vídeo: imagens de drones mostram “zona de guerra” durante operação no RJ 

São Paulo vence o Vasco e se aproxima do G7 do Brasileiro 

Atlético-MG detona arbitragem e pede mudanças drásticas: “Inadmissível” 

“Levaram minha pequena”, lamenta pai de jovem assassinada em SP 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Clube da Série A busca contratação de “Neymar colombiano” para sequência da temporada; confira

6 de junho de 2025
Ex-ministro estava com Bolsonaro antes de ser preso pela PF
Estatueta do Oscar de “Flow” é exibida no Museu da Letônia 
Mais de 50 líderes marcaram presença no funeral do Papa Francisco
CATL mostra bateria padrão para aluguel e trocas frequentes em carros elétricos
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?