Deputados federais Lula da Fonte (PP-PE) e Chico Alencar (PSOL-RJ) discutiram pedido da oposição Política, Alexandre de Moraes, Congresso Nacional, O Grande Debate CNN Brasil
Os deputados federais Lula da Fonte (PP-PE) e Chico Alencar (PSOL-RJ) discutiram, nesta quarta-feira (6), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve pautar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou que falta apenas uma assinatura para protocolar o pedido no Senado.
Lula da Fonte entende que não é o momento de discutir o impeachment e que há pautas mais importantes que precisam avançar.
“Essa questão do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, como o presidente do meu partido falou, o Ciro Nogueira, é inexequível. Essa proposta não tem como chegar aos 54 votos necessários”, disse.
“A gente acredita também, sobretudo, que não é o momento para a gente fustigar mais instabilidade no país, mais brigas entre Poderes. Então, a gente tem que buscar harmonizar essas instabilidades, harmonizar a relação entre Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário”, continuou.
Chico Alencar acredita que a discussão sobre o impeachment de Moraes não está alinhada com o interesse público.
“É algo que não soma para a população, é inviável, vai gerar muito debate e um resultado zero. A montanha pariria um rato. Na verdade, é muito delicado você determinar o impeachment de um ministro do Supremo que só pode ser pelo Senado, onde ele foi sabatinado”, defendeu.
“Ele é um ministro corajoso que às vezes, de fato, ninguém é infalível, pode exagerar aqui e ali, mas é um ministro do Supremo que tem que ser respeitado. […] A gente tem que se dedicar a pautas que interessam à população”, opinou.