Esquerda e direita convocaram atos para o Dia da Independência Política, 7 de Setembro, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), O Grande Debate CNN Brasil
O comentarista Caio Coppolla e o advogado criminalista Guilherme Suguimori discutiram, nesta sexta-feira (5), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), sobre quem ditará a pauta do 7 de setembro.
Esquerda e direita convocaram atos para o Dia da Independência. O governo federal decidiu usar a data como oportunidade para retomar a bandeira do patriotismo e de defesa à nação. Já a oposição se mobilizará em prol da anistia aos envolvidos nos ataques do dia 8 de janeiro de 2023.
Coppolla acredita que as manifestações da direita serão significativamente maiores.
“No 7 de setembro, a direita vai ignorar as narrativas e protestar baseada em fatos, já a esquerda vai ignorar os fatos e protestar baseada em narrativas”, disse.
“As narrativas do governo Lula sobre soberania, defesa da democracia e vitória sobre a fome simplesmente não colaram. A realidade se impõe: a nossa população sofre com alta dos preços, foi roubada pelo seu próprio governo no INSS e está com medo de expressar sua opinião nas redes sociais”, opinou.
Suguimori entende que o governo federal tem chance de sucesso.
“A direita vai usar as ruas e fazer ataques principalmente contra o STF, não contra o Lula. Então, é muito provável que o governo não se importe muito com essa divisão”, defendeu.
“Se as manifestações e o ritmo delas mantiverem o ritmo que vinham mantendo desde 2022, provavelmente o governo pautará. Porque se a gente está falando de direita com 125 mil, 185 mil manivestantes no começo de 2024, em 2025, 12 mil, 37 mil. Há uma queda contínua, eu acho razoável que isso siga assim”, continuou.

