Embarcações devem chegar nas próximas 36 horas e foram enviadas sob a justificativa de enfrentar as ameaças dos cartéis de drogas da América Latina Política, Donald Trump, O Grande Debate, Venezuela CNN Brasil
O comentarista Caio Coppolla e o advogado criminalista Guilherme Suguimori discutiram, nesta terça-feira (19), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se os navios de guerra dos Estados Unidos na costa da Venezuela são uma ameaça.
As embarcações devem chegar nas próximas 36 horas e foram enviadas sob a justificativa de enfrentar as ameaças dos cartéis de drogas da América Latina, segundo duas fontes ouvidas pela CNN.
Coppolla entende que há ameaça.
“São uma ameaça aos cartéis, ao narcoterrorismo, são uma ameaça a um ditador sanguinário que persegue, prende, tortura, assassina qualquer um que faça oposição”, disse.
“Lá na Venezuela, por exemplo, o Judiciário faz o papel de Congresso, onde já se viu uma coisa assim? Imagina isso em qualquer lugar do planeta. Claramente uma ditadura. Você tem uma ditadura que oprime as pessoas, responsável pelo êxodo de milhões de venezuelanos que estão espalhados pelo mundo”, continuou.
Suguimori também vê ameaça, mas não apoia a posição de Trump.
“Eu também não tenho qualquer amor pelo Maduro ou especialmente pela Venezuela. A única coisa que eu tenho em comum, eu imagino, com o governo do Maduro, é que nós não temos nenhuma admiração pelos americanos”, declarou.
“Essa postura do governo americano de tratar o governo da Venezuela de forma associada ao narcotráfico junto com uma postura americana de reforçar aquelas velhas atividades de controle da América Latina, por meio de exército, de política, de deposição de governos, está retornando”, defendeu.