By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: O maior desafio na avaliação de políticas públicas: inovação
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > O maior desafio na avaliação de políticas públicas: inovação
outros

O maior desafio na avaliação de políticas públicas: inovação

Última atualização: 9 de agosto de 2025 05:30
Published 9 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

As políticas públicas de inovação são os pontos fora da curva das políticas públicas em geral, afinal elas agem de maneira distinta aos resultados e impactos que se propõem. Como diz um dos maiores especialistas em compras públicas no Brasil, André Rauen, a intervenção ocorre sobre um agente que é estimulado a produzir resultados[1], ao contrário de uma política pública que se dispõe a resolver outros tipos de problema, cujas intervenções produzem os próprios resultados.

Nessa toada, ainda que todo o ciclo de políticas públicas para a inovação precise ser entendido de maneira distinta, a avaliação de políticas públicas de inovação é o maior dos desafios. Se no estudo das políticas públicas em geral, a avaliação é a etapa mais complicada, considerando que  muitas vezes faltam parâmetros objetivos para determinar se uma política pública cumpriu seu papel e resolveu o problema a que se propôs, e que podem faltar instrumentos para aferir adequadamente os resultados pretendidos, imagine-se a avaliação de políticas públicas que operam em sentido contrário.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Não se pode, contudo, prescindir da avaliação de políticas públicas de inovação, afinal se a política pública é a resposta a um problema político, ela é essencial para se determinar se esse problema foi resolvido ou não. Toda a dinâmica do ciclo de políticas públicas (amplamente tratada em diversos campos do conhecimento, do direito à ciência política), carece de uma boa avaliação.

Já se vão quase 40 anos, mas nas palavras de Figueiredo e Figueiredo (1986) avaliar é atribuir valor, determinar se as coisas são boas ou más. Para tanto, é necessário estabelecer critérios de avaliação para aferir porque uma política é preferível a outra. A relevância de uma política deve ser determinada a partir de sua conexão com algum princípio de bem estar humano. Assim, avaliação sempre terá um caráter complexo e controverso[2].

A avaliação de iniciativas de fomento à inovação, no entanto, apresenta particularidades que diferenciam seu processo de execução, divulgação e replicação. A questão da avaliação de políticas públicas é tão complexa, que o Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Ministério do Planejamento e Orçamento não possui entre as áreas que possuem políticas públicas avaliadas, uma destinada à inovação.

Ainda observando os mecanismos e manuais governamentais de avaliação de políticas públicas, o Guia prático de análise ex post, criado pela Casa Civil da Presidência da República em 2018[3], se propõe a oferecer aos gestores públicos, aos estudiosos do tema, aos órgãos de controle, e a qualquer interessado em avaliação de políticas públicas, instrumentos e mecanismos para a avaliação. O manual é dividido em diversos tipos de avaliação: (i) executiva; (ii) de desenho; (iii) de implementação; (iv) de governança da política pública; (v) de resultados; (vi) de impacto; (vi) econômica; e (vii) de eficiência. Veja-se que diferentes aspectos da avaliação de uma política pública são levados em consideração.

Cada um dos tipos de avaliação possui um estudo de caso, como o Bolsa Família na governança da política pública, ou o Programa de Aquisição de Alimentos na implementação; ou ainda o Minha Casa Minha Vida na avaliação de resultados. Não é de se estranhar que nenhum dos casos utilizados seja de uma política pública de inovação. Nem mesmo o Tribunal de Contas da União, com seus Relatórios de Fiscalizações em Políticas e Programas de Governo[4], avalia políticas públicas de inovação.

O Estado, portanto, enfrenta grande dificuldade em relação a essas políticas públicas. Como trouxe Rauen, a política de inovação se diferencia das demais políticas públicas em cinco aspectos fundamentais, quais sejam: (i) os próprios conceitos ainda não são claros e consolidados; (ii) os impactos indiretos e imprevistos derivados da intervenção podem ser superiores àqueles inicialmente planejados e diretos; (iii) os instrumentos apenas influenciam os agentes (empresas, institutos de pesquisa e pesquisadores), a política age sempre de forma indireta e a decisão final depende da adequação ao mercado; (iv) alta complexidade e múltiplas relações de causa e efeito inerentes ao processo inovativo; e (v) atua num contexto de elevada assimetria de informação entre planejadores (policy makers) e executores.

A ausência ou a deficiência na realização de avaliação de políticas públicas de inovação acaba por impactar seus resultados. Sem dados que comprovem que a inovação resolve de fato problemas, o gestor público tem dificuldades em inserir mais políticas de inovação na agenda de determinado governo. As iniciativas inovadoras se tornam escassas, sem um encadeamento lógico, e pior, sem um planejamento conjunto que propicie de fato realizações inovadoras.

No entanto, a necessidade de uma boa avaliação das políticas de inovação é imperativa. O Brasil não pode se colocar à margem das políticas de inovação por não conseguir avaliá-las. É necessário criar mecanismos, manuais, normativos, definir inclusive instâncias de avaliação de políticas públicas de inovação para que se possa efetivamente criar um arcabouço jurídico-legal que impulsione a inovação no país.

É possível seguir pelo caminho da meta-avaliação, como trouxe André Rauen, mas o ideal é que se busque uma avaliação calcada em modelos e mecanismos que sigam os processos metodológicos mais tradicionais. Veja-se que mesmo que a política pública seja distinta das outras, sua avaliação precisa obedecer parâmetros metodológicos, sob pena de não cumprir seu papel efetivo.

Por fim, se hoje a avaliação de políticas públicas no país tem metodologia, mas não tem um responsável específico, as políticas de inovação sequer metodologia possuem. Uma força-tarefa conjunta dos órgãos vinculados à inovação no Brasil, precisam se unir para assegurar uma avaliações independentes, legítimas e que busquem cada vez mais auxiliar o desenvolvimento do Brasil.


[1] RAUEN, André Tortato. Desafios da avaliação em políticas de inovação no Brasil. Revista do Serviço Público – RSP, v. 64, n. 4, p. 427-445. Out-2013. Disponível em http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/131/131. Acessado em 07/08/2025.

[2] FIGUEIREDO, Marcus e FIGUEIREDO, Argelina C. “Avaliação Política e Avaliação de Políticas: Um Quadro de Referência Teórica”, Revista Fundação João Pinheiro: 108-129. 1986.

[3] Guia prático de análise ex post. Disponível em https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/downloads/guiaexpost.pdf/view. Acessado em 07/08/2025.

[4] O relatório referente a 2024 encontra-se disponível em https://portal.tcu.gov.br/publicacoes-institucionais/relatorio-de-fiscalizacao/relatorio-de-fiscalizacoes-em-politicas-e-programas-de-governo-repp.

You Might Also Like

Mirassol bate Inter, aproveita derrota do Botafogo e abre distância no G4 

“Botafogo não tem problema financeiro”: dirigente detalha reunião com a SAF 

Bella Hadid faz 1ª aparição profissional após revelar doença de Lyme 

Prêmio Bibi Ferreira 2025: veja os vencedores desta edição 

Osvaldo atinge marca histórica, fala sobre futuro no Vitória e projeta BA-VI: “Não tem favorito”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Novo reforço do Vitória já treina no Barradão; saiba mais

17 de setembro de 2025
Exposição nos uniformes faz torcedores se lembrarem das marcas, diz estudo 
Pneus de aeronave da PM estouram em pouso no Aeroporto de Brasília
Motorista do Porsche que capotou e matou o amigo diz que não lembra de nada 
Diniz sai em defesa de jogador após Copa do Brasil: “Não atrapalha, ajuda” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?