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O que as pesquisas de popularidade podem nos dizer sobre as eleições de 2026?

Última atualização: 17 de julho de 2025 08:49
Published 17 de julho de 2025
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A chance de reeleição de um presidente depende de sua popularidade. No Brasil, os institutos de pesquisa medem isso por meio de dois indicadores: avaliação e aprovação. Com base nesses dados, a equipe do JOTA PRO preparou um relatório exclusivo que compara os dois índices do governo de Lula com os de ex-presidentes neste mesmo período do mandato e mostra o que isso sugere sobre 2026. O material foi antecipado aos assinantes da solução corporativa do JOTA e, agora, está disponível para ser baixado gratuitamente. 

Contents
Baixe gratuitamente o relatório especial sobre o que as pesquisas de popularidade indicam sobre 2026. O conteúdo foi antecipado para assinantes JOTA PRO Poder no início do mêsO que é o agregador de pesquisas do JOTA PROBaixe gratuitamente o relatório especial sobre o que as pesquisas de popularidade indicam sobre 2026. O conteúdo foi antecipado para assinantes JOTA PRO Poder no início do mêsFoto ou filme?

A aprovação do governo é o principal termômetro das eleições. Hoje, o gráfico, baseado em dados de disputas para cargos executivos em diferentes níveis, mostra a relação entre aprovação (%) e probabilidade de vitória (%). A partir de 40% de aprovação, as chances de reeleição do titular superam 51%. Por outro lado, presidentes com menos de 40% enfrentam um risco maior de derrota. Coincidentemente, Lula tinha até a última semana 39% de aprovação — abaixo do patamar considerado competitivo.

Baixe gratuitamente o relatório especial sobre o que as pesquisas de popularidade indicam sobre 2026. O conteúdo foi antecipado para assinantes JOTA PRO Poder no início do mês

O relatório ressalta que a grande questão é onde esse índice estará em abril do próximo ano e na véspera da eleição. Além de aprofundar esse debate, o material do JOTA PRO apresenta uma análise qualitativa sobre o histórico e pretende dar maior previsibilidade sobre as eleições que estão por vir. Clique aqui e baixe a íntegra do relatório gratuitamente.

O que é o agregador de pesquisas do JOTA PRO

O JOTA conta com duas ferramentas que oferecem insights sobre o cenário político brasileiro, fundamentais para compreender as dinâmicas da opinião pública e as tendências eleitorais: o agregador de popularidade presidencial e o agregador de eleições.

O agregador de popularidade presidencial do JOTA é uma ferramenta exclusiva que leva em conta mais de 900 pesquisas de opinião realizadas nos últimos 34 anos no Brasil, permitindo a comparação dos últimos 12 governos e 8 presidentes. Desde o início do terceiro mandato de Lula, mais de 230 pesquisas nacionais já foram incorporadas ao modelo, capturando o humor da população sobre o desempenho do governo.

Já o agregador de eleições consolida milhares de dados de intenção de voto e projeções para diversas disputas políticas no país, abrangendo desde eleições presidenciais até as disputas para governadores e prefeitos de capitais e grandes cidades.

Baixe gratuitamente o relatório especial sobre o que as pesquisas de popularidade indicam sobre 2026. O conteúdo foi antecipado para assinantes JOTA PRO Poder no início do mês

Em 2022, o agregador de pesquisas eleitorais do JOTA acertou com precisão que as eleições presidenciais seriam decididas apenas no segundo turno e que, ao final, seria eleito o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desde o início das campanhas e mesmo com resultados de diferentes pesquisas indicando a possibilidade de definição já no primeiro turno, o agregador do JOTA demonstrava que haveria segundo turno. A possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, segundo o agregador do JOTA, sempre ficou abaixo de 15%.

Foto ou filme?

O JOTA prefere utilizar dados agregados, em vez de se basear nos números de uma única pesquisa ou instituto. Cada empresa de pesquisa adota métodos próprios de seleção, coleta, ponderação e análise das respostas. Por isso, o JOTA desenvolveu um modelo estatístico próprio de agregação, que compara resultados de diferentes pesquisas e calibra com base no desempenho histórico de cada instituto.

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