By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: O que diz o requerimento da Câmara que quer suspender ação penal contra Ramagem no STF
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > O que diz o requerimento da Câmara que quer suspender ação penal contra Ramagem no STF
outros

O que diz o requerimento da Câmara que quer suspender ação penal contra Ramagem no STF

Última atualização: 7 de maio de 2025 07:29
Published 7 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara vota nesta quarta-feira (7/5) o pedido de suspensão da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar e ex-diretor geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) integra a lista de denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe, grupo do qual também faz parte o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ramagem, o ex-chefe do Executivo e outros seis foram tornados réus pela 1 ª Turma do Supremo em 26 de março.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasO que diz o Supremo

Para o Partido Liberal, a Câmara tem a prerrogativa de suspender o processo já que os crimes denunciados teriam ocorrido após a diplomação de Ramagem como deputado. O líder do partido na Casa, deputado Sóstenes Cavalcante (PL), avalia que a aprovação do parecer deve abrir caminho para destravar o projeto de lei que pode livrar Bolsonaro de uma eventual condenação pelo STF e reverter sua inelegibilidade, o PL da Anistia.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

O partido usa como argumento do § 3º do artigo 53 da Constituição Federal que estabelece a possibilidade de que a Câmara ou o Senado suspenda o andamento de uma ação penal contra deputado ou senador por crime ocorrido depois de sua diplomação. O instrumento para isso é a Sustação de Andamento de Ação Penal (SAP) – neste caso, trata-se da SAP 1/2025. É necessário que o pedido seja de iniciativa de algum partido político com parlamentares na Casa.

O pedido de sustação deve ser ainda apreciado em prazo improrrogável de quarenta e cinco dias a partir do seu recebimento pela Mesa Diretora. O parecer precisa ser aprovado pela maioria absoluta dos deputados em plenário. Se suspensa, a ação só é retomada após o final do mandato do congressista.

Na última quarta-feira (30/4), o deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), relator do requerimento, deu parecer favorável à suspensão da ação. Ele defendeu que todos os seis crimes pelos quais Ramagem foi denunciado ocorreram depois da sua diplomação como deputado, em 16 de dezembro de 2022. Ramagem é réu pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado

Segundo Gaspar, a consumação dos supostos crimes de dano qualificado e de deterioração de patrimônio tombado se deu no 8 de Janeiro. Já a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado só poderiam ser concluídos depois da efetiva ascensão do governo Lula ao poder, a partir de 1º de janeiro de 2023. Leia a íntegra do parecer de Alfredo Gaspar.

No texto, Gaspar também diz que a SAP não tem o intuito de atrasar o processo em curso no STF, mas de garantir a autonomia parlamentar e a independência entre os poderes: “A possibilidade de sustação da ação penal contra os congressistas visa a evitar a instrumentalização do processo judicial com o intuito de constranger, de inquinar, de ameaçar o parlamentar acusado, comprometendo sua liberdade no exercício do mandato.”

Gaspar ainda questiona a denúncia da PGR e o seu acolhimento pelo Supremo. O deputado cita a decisão do ministro Alexandre de Moraes, de 2020, que suspendeu a nomeação de Ramagem para o comando da Polícia Federal como um indício de “uma antiga e provável antipatia pessoal e política” do magistrado em relação ao, hoje, deputado. Moraes é relator, no Supremo, do processo que trata da suposta tentativa de golpe, a Petição (Pet) 12.100.

“Mesmo não sendo a intenção deste relator adentrar na avaliação do conjunto probatório relacionado aos fatos imputados ao Deputado Ramagem, impossível não verificar a fragilidade dos indícios elencados na peça exordial em seu desfavor, firmando mais ainda a convicção que o citado parlamentar, ora processado criminalmente, está sendo submetido a uma provável injustiça”, declara o parlamentar.

A SAP foi protocolada na Câmara em 1º de abril deste ano. Cerca de uma semana antes, o STF havia aceitado a denúncia da PGR contra o primeiro grupo acusado de tramar os atos golpistas do 8 de Janeiro. Na ocasião, tornaram-se réus Ramagem, Bolsonaro e outros seis supostos aliados.

O que diz o Supremo

O ministro Cristiano Zanin afirmou, em ofício enviado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que a Casa não pode suspender integralmente a ação penal contra Ramagem. O magistrado é o presidente da 1ª Turma do STF, onde é julgada ação penal.

Zanin considera que, nos termos do § 3º do artigo 53, somente os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e de deterioração de patrimônio tombado poderiam ser sustados, já que apenas eles teriam sido cometidos após a diplomação de Ramagem. Leia a íntegra do ofício do ministro Cristiano Zanin.

You Might Also Like

Veja bijuterias que professora golpista comprou com cartões furtados

Bela Gil reage à declaração de padre sobre morte de Preta Gil e detona sacerdote; veja o que ela disse

Ceni valoriza partida de Lucho e comenta falha de Ronaldo em triunfo do Bahia: “Infelicidade e decisão errada”

Da violência psicológica à prisão: Entenda o caso do ex-jogador que agrediu a namorada com mais de 60 socos

IR 2025: Receita paga hoje 3º lote de restituição; veja quem recebe 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Jerônimo Rodrigues comenta sobre possível “debandada” do PP em caso de federação com União Brasil

28 de março de 2025
River Plate brilha na bola aérea e vence Urawa Reds pelo Mundial de Clubes 
Carolina Dieckmann revela detalhes sobre últimos momentos com Preta Gil: “Nossa conexão me chamou e eu vim”
Yoon Suk Yeol chega ao escritório de investigação de corrupção da Coreia do Sul 
PCDF prende os dois últimos envolvidos no furto de R$ 70 mil de banco
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?