By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: ‘O que nós estabelecemos é uma regra de negociação’, diz Lula sobre encontro com Trump
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > ‘O que nós estabelecemos é uma regra de negociação’, diz Lula sobre encontro com Trump
outros

‘O que nós estabelecemos é uma regra de negociação’, diz Lula sobre encontro com Trump

Última atualização: 27 de outubro de 2025 12:20
Published 27 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite desta segunda-feira (26/10, horário local da Malásia), que o Brasil e os Estados Unidos estabeleceram uma “regra de negociação” após o primeiro encontro oficial entre ele e o presidente norte-americano Donald Trump, ocorrido em Kuala Lumpur, na Malásia.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailInscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!Impacto das tarifas

A reunião marcou a primeira conversa presencial entre os dois líderes desde que Washington anunciou aumento das tarifas sobre produtos brasileiros, chegando a 50%.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Segundo Lula, a conversa, que ocorreu no domingo (26/10) foi “surpreendentemente boa” e abre caminho para um possível acordo comercial entre os dois países. “Não era possível, nem vocês acreditavam, que numa única conversa a gente pudesse resolver os problemas. O que nós estabelecemos é uma regra de negociação, e toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone, eu tenho o telefone dele, nós vamos colocar as equipes para negociar”, disse.

O presidente destacou que as tratativas envolverão diretamente o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

“A minha equipe é de alto nível… e nós queremos negociar o fim das punições ao nosso ministro da Suprema Corte, queremos negociar o fim da punição contra o ministro [Alexandre] Padilha e a sua filha, queremos negociar a taxação, porque a taxação foi equivocada, numa mentira que deveria ter com o Brasil”, afirmou.

Lula também disse que entregou uma carta a Trump durante o encontro, detalhando as demandas brasileiras. “Portanto, não foram apenas palavras. Ele tem um documento sabendo o que o Brasil quer, e eu acho que nós vamos fazer um bom acordo.”

O encontro em Kuala Lumpur representa o primeiro passo de um novo ciclo de diálogo entre os dois países. Antes, Lula e Trump haviam se falado apenas por telefone e tido um breve contato durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro.

O presidente afirmou que a conversa com Trump, apesar de longa e delicada, “dá início a um processo de reconstrução de confiança e de entendimento mútuo”.

“Não é uma negociação fácil, mas eu acho que vamos chegar a um bom resultado. O Brasil quer respeito, diálogo e cooperação, e foi isso que eu disse ao presidente dos Estados Unidos”, concluiu Lula.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!

Impacto das tarifas

As tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras foram justificadas, à época, pelo governo norte-americano sob o argumento de proteção à indústria nacional. Lula, porém, classificou a medida como baseada em “informações equivocadas”.

Lula destacou que os Estados Unidos não têm déficit com o Brasil, “que foi a explicação da famosa taxação ao mundo, que os Estados Unidos só iam taxar os países com quem eles tinham déficit comercial”.

“O que não pode é acontecer o que aconteceu com o Brasil, com base em informações erradas, tomar uma decisão de taxar o Brasil em 50%. Ele sabe disso porque eu tive a oportunidade de dizer. Agora não tem mais intermediário, é o presidente Lula com o presidente Trump”, afirmou.

As equipes econômicas dos dois países devem se reunir nas próximas semanas para discutir os parâmetros técnicos das negociações. Além das tarifas, o presidente Lula afirmou disse que pediu a suspensão de sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal e contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e seus familiares.

You Might Also Like

PMGO abre apuração contra policias que balearam jovem em Valparaíso

Verão Conectado: portaria disciplina tráfego de veículos na orla de Jauá

De carne a Monjauro: toneladas de produtos ilegais são apreendidas no DF

VÍDEO: Influenciadora é atacada na praia por usar piercing nas partes íntimas: “vai cuidar do seu tabaco, deixa o meu”

Athletico-PR x Ceará: horário e onde assistir ao jogo da Copinha 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Veja como foi o show do Imagine Dragons em São Paulo 

1 de novembro de 2025
Asa Norte: homem armado resiste à abordagem e é morto por PMs da Rotam
Seleção Brasileira feminina quebra longo tabu e vence Estados Unidos de virada em amistoso; veja gols
Com império do ouro, Príncipe do Garimpo recebeu auxílio emergencial
Juros futuros têm fortes baixas após números de inflação dos EUA 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?