James Deon Vale de Oliveira, 55 anos, é suspeito por crimes cometidos ao longo dos últimos 40 anos Distrito Federal, -agencia-cnn-, Crime, Estupro CNN Brasil
A PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) prendeu James Deon Vale de Oliveira, 55 anos, nessa segunda-feira (8), após a justiça expedir um mandado de prisão preventiva contra ele, sob acusações de estupros em série, cometidos ao longo de 40 anos.
Antes de ser preso sob acusações de violência sexual, James Deon atuava profissionalmente como técnico eletrônico, na cidade de Riacho Fundo, município com aproximadamente 50 mil pessoas, próximo de Goiânia.
Apontado pelas investigações como um estuprador em série, com crimes cometidos ao longo das últimas décadas contra crianças entre 10 e 12 anos, ele aparece em diversos registros na justiça como um homem casado.
Caso do televisor
James Deon Vale de Oliveira é processado por outra ação judicial, em um pedido de ressarcimento movida por uma mulher, relativa a um contrato de prestação de serviços não executado conforme o esperado.
Segundo as informações que a CNN teve acesso, em novembro de 2023, a mulher contratou os serviços de James Deon para o conserto de uma televisão.
Após cerca de 10 dias, James Deon entregou a televisão. Contudo, aproximadamente 8 dias depois, o aparelho voltou a apresentar falhas. A mulher alegou que ele “sempre enrolava” ao ser contatado, atribuindo o problema à própria televisão ou à falta de sinal.
James Deon teria ido até a loja da cliente, confirmado que a televisão estava sem imagem e a levou para conserto, prometendo um reparo rápido e a devolução. No entanto, a devolução não ocorreu.
Em agosto de 2024, a cliente tentou contato via WhatsApp para perguntar sobre a devolução da televisão, mas não obteve respostas. Posteriormente, foi à loja de James Deon, sendo informada de que a televisão não estava no local, pois ele a havia encaminhado para outra pessoa por não conseguir realizar o conserto. Mesmo diante desse cenário, James Deon passou a solicitar mais dinheiro para o conserto.
A mulher afirmou que James Deon chegou a fechar a loja para evitá-la quando avistava a presença dela perto do estabelecimento. Devido a toda essa situação, ela chegou a ficar “quase um ano sem televisão”.
Acusações de estupro
A Polícia Civil prendeu James Deon, por suspeita de ser um estuprador em série que atuava há 40 anos na região do Riacho Fundo, no Distrito Federal.
O mandado de prisão preventiva foi emitido pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente, após uma investigação que aponta o criminoso como responsável por estupros cometidos com graves ameaças a meninas entre 10 e 13 anos. Até agora, seis vítimas já foram identificadas.
Segundo a investigação, ele tinha um modus operandi específico para atacar meninas. As vítimas entrevistadas relataram um padrão nas ações dele, e algumas optaram por não denunciar devido às ameaças que receberam, assumindo o papel de testemunhas no caso.
A polícia também está apurando um possível relacionamento atual do suspeito com uma criança de 12 anos. Para os efeitos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), considera-se criança a pessoa até doze anos incompletos. Um indivíduo de 12 anos, se ainda não completou treze, é legalmente considerado uma criança.
A CNN tenta contato com a defesa de James Deon Vale de Oliveira.

