By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: OAB reconhece importância do Plano do Governo da Bahia para reduzir a letalidade policial
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > OAB reconhece importância do Plano do Governo da Bahia para reduzir a letalidade policial
outros

OAB reconhece importância do Plano do Governo da Bahia para reduzir a letalidade policial

Última atualização: 24 de outubro de 2025 14:50
Published 24 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Nesta sexta-feira (24), o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, recebeu a presidenta da OAB Bahia, Daniela Borges, para um encontro voltado ao debate sobre os desafios e avanços na área da segurança pública no estado. Durante a reunião, a SJDH apresentou o *Plano de Atuação Qualificada de Agentes do Estado (PQuali) 2025–2027* , publicado no Diário Oficial desta terça-feira (21). O plano tem como objetivo qualificar a atuação dos órgãos de segurança pública e reduzir as mortes por intervenção legal de agentes do Estado, fortalecendo uma cultura de paz, responsabilidade e preservação da vida, baseada nos princípios dos direitos humanos.

“Reconhecer a letalidade policial como um problema a ser enfrentado é um passo essencial. Que bom poder conhecer detalhadamente o Plano de redução da letalidade policial na Bahia, que busca enfrentar um tema muito sensível e que preocupa toda a sociedade baiana. De imediato, merece todos os elogios por ser uma iniciativa concreta, com ações que realmente podem contribuir, e muito, tanto na qualificação e capacitação dos profissionais quanto na construção de uma estrutura policial que compreenda a importância dos direitos humanos.”, afirmou Daniela Borges, presidenta da OAB-Ba.

O Plano está alinhado ao programa Bahia pela Paz, coordenado pela SJDH, que tem como foco a prevenção da violência, o fortalecimento dos direitos humanos e o acolhimento das juventudes vulnerabilizadas. Durante o encontro, o secretário Felipe Freitas destacou que o instrumento representa um avanço no enfrentamento à letalidade policial.

“Anunciamos um plano que tem como objetivo reduzir a letalidade policial e enfrentar os desafios dos profissionais de segurança pública, oferecendo instrumentos para uma atuação mais qualificada e com maior respeito à população. As medidas incluem o aperfeiçoamento da formação e dos protocolos policiais, o fortalecimento das corregedorias e a ampliação do acompanhamento das atividades por parte do Ministério Público. Apresentei essas iniciativas à presidenta Daniela Borges e assumimos o compromisso de levá-las ao Conselho Estadual da OAB, para dialogar com a advocacia baiana sobre segurança pública, direitos humanos e valorização dos profissionais da área”, reforçou Freitas. 

As cinco grandes estratégias do PQuali:

O PQuali organiza suas ações em cinco grandes estratégias: monitorar as investigações de mortes por intervenção legal de agentes do Estado (MILAEs); aprimorar perícias e investigações; aperfeiçoar a atuação policial; intensificar operações baseadas em inteligência; e enfrentar o poder econômico do crime organizado. Entre as metas estabelecidas, estão capacitar 30% dos profissionais em uso diferenciado da força, ampliar em 30% os registros audiovisuais com câmeras corporais, garantir apoio psicológico a todos os profissionais envolvidos em confrontos com morte e aumentar a resolutividade dos inquéritos sobre MILAEs – alcançando 50% até 2026 e 70% até 2027. 

“Com o apoio da OAB Bahia, o Plano consolida-se como uma ação inédita e estratégica para promover uma segurança pública mais humana, transparente e comprometida com a preservação da vida”, reconhece Felipe Freitas.

O post OAB reconhece importância do Plano do Governo da Bahia para reduzir a letalidade policial apareceu primeiro em LFTV.

You Might Also Like

Silveira escolhe Gustavo Ataíde como novo secretário-executivo do MME 

Indicado por Lula ao STF, Messias participa de evento ao lado de Alcolumbre 

STF AO VIVO – Uso de redes sociais por juízes – 4/2/2025

Vanessa Lopes precisa de resgate após ficar presa em montanha nos Alpes 

Brígido teria acusado Globo de manipulação em noite caótica após eliminação do BBB 26: entenda

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Bolsas da Ásia fecham mistas com máximas em Tóquio e na Coreia do Sul 

14 de janeiro de 2026
STJ alivia pena de homem que enviou droga a namorada na prisão pelo correio 
Padilha levará prioridades do governo a Hugo Motta 
Fim de uma era: “Taxa da blusinha” afeta americanos e comércio global 
Cães inteligentes podem aprender palavras apenas ouvindo conversas 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?