A seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) lançou, durante um evento nesta quinta-feira (10/7), o censo ‘Eu existo para a OAB-RJ’, uma iniciativa com o objetivo de promover um mapeamento detalhado do perfil da advocacia fluminense. Dentre os pontos abordados pela pesquisa, estão questões de identidade de gênero, raça, orientação sexual e idade, entre outros indicadores sociais. O questionário está disponível no site da OAB-RJ.
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA
A partir dos dados coletados no questionário, a OAB-RJ afirma que irá desenvolver ações mais efetivas, justas e inclusivas para fortalecer a atuação profissional e institucional dos advogados em todo o estado do Rio de Janeiro.
“Não podemos apenas imaginar que sabemos o que a advocacia precisa, temos que ouvir a classe, os pleitos de cada advogado e advogada para que possamos traçar iniciativas que atendam a essas necessidades. Este censo vai ser de grande utilidade para as novas decisões e iniciativas da OAB-RJ. Precisamos que todos os colegas participem deste projeto”, afirma Ana Tereza Basilio, presidente da OAB-RJ.
Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!
O projeto foi idealizado por Mônica Alexandre, vice-presidente da Caixa de Assistência da Advocacia (Caarj), como resultado de um trabalho conjunto de diretorias e comissões da seccional. “Nosso objetivo é estabelecer uma radiografia real da advocacia do Rio de Janeiro, a fim de criar políticas institucionais e, especialmente, participarmos dos projetos de governo para implementação de políticas públicas”, destacou.

