By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Obsessão por alimentação saudável existe e pode ser transtorno; entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Obsessão por alimentação saudável existe e pode ser transtorno; entenda 
outros

Obsessão por alimentação saudável existe e pode ser transtorno; entenda 

Última atualização: 27 de novembro de 2025 17:48
Published 27 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pesquisa identificou características pessoais que podem colaborar para que o comer saudável se torne um processo tão rígido que leva à ansiedade, ao isolamento social e até a desequilíbrios nutricionais  Saúde, Alimentação, Ansiedade, Saúde mental, Transtornos alimentares CNN Brasil

Contents
Leia MaisOvo ou frango? Veja qual é melhor para ganho de massa muscularComo emagrecer com saúde? Veja 6 dicas práticas de especialistasUltraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Manter uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico, é reconhecido como um ótimo caminho para o bem-estar e a prevenção de doenças. Em alguns casos específicos, no entanto, essa busca pela alimentação saudável perfeita pode ser prejudicial.

É o que os especialistas têm chamado de ortorexia nervosa, uma obsessão pela alimentação saudável que leva a comportamentos rígidos, ansiedade, isolamento social e até mesmo desequilíbrios nutricionais. A preocupação excessiva com a “pureza” e a qualidade dos alimentos pode transformar o que seria um cuidado em um sofrimento silencioso.

Leia Mais

  • Ovo ou frango? Veja qual é melhor para ganho de massa muscular

    Ovo ou frango? Veja qual é melhor para ganho de massa muscular

  • Como emagrecer com saúde? Veja 6 dicas práticas de especialistas

    Como emagrecer com saúde? Veja 6 dicas práticas de especialistas

  • Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

    Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Um estudo publicado na revista Psychology, Health & Medicine com 1.359 brasileiros fisicamente ativos (a maioria mulheres, com média de 29 anos) conseguiu identificar características de pessoas mais suscetíveis a desenvolver essa relação problemática com a comida. O estudo analisou duas dimensões: a de pessoas mais propensas à ortorexia nervosa e a de indivíduos com interesse genuíno e funcional em comer de forma equilibrada.

O levantamento foi conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e recebeu financiamento da Fapesp.

“Embora ainda não seja oficialmente classificada como um transtorno alimentar – como a anorexia ou a bulimia – a ortorexia já é considerada um comportamento disfuncional por clínicos. No estudo, encontramos diferentes relações desse padrão alimentar com comportamentos indesejados, o que pode, futuramente, contribuir para a identificação e tratamento da questão”, explica Wanderson Roberto da Silva, professor do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Engenharia de Alimentos da Unesp, que coordenou o estudo.

Silva explica que entre os comportamentos frequentemente observados na ortorexia nervosa estão a eliminação radical de alimentos considerados “impuros” ou “não saudáveis”, como produtos ultraprocessados, itens com aditivos (corantes e conservantes) e açúcar adicionado, podendo incluir também restrições injustificadas a grupos como glúten ou laticínios. Nessa busca pela pureza alimentar, entram no cardápio apenas alimentos percebidos como saudáveis, a exemplo dos orgânicos, e de procedência conhecida.

“Essa obsessão pela pureza dos alimentos e a busca pela alimentação perfeita acaba gerando desequilíbrios importantes. A alimentação é mais complexa que uma lista de alimentos permitidos, envolve cultura, relações pessoais, carinho e afeto. Curiosamente, esse tipo de alimentação que segue tantas regras acaba gerando desequilíbrios nutricionais, além dos psicológicos. Isso acontece porque não existe variedade alimentar, entram no cardápio só os alimentos considerados ‘perfeitos’. A proteína passa a ser supervalorizada em detrimento das gorduras, fibras e carboidratos, que também são importantes”, aponta Silva.

De acordo com o estudo, o interesse saudável pela alimentação está ligado a fatores como maior idade, prática regular de exercícios, ausência de cirurgias estéticas e uso moderado de suplementos. Já a ortorexia nervosa foi mais comum entre mulheres, pessoas desempregadas, com histórico de transtornos alimentares e que seguem dietas restritivas com foco estético.

“Esses padrões indicam uma rigidez cognitiva e uma busca excessiva por controle, que podem gerar culpa, ansiedade e até levar a pessoa a evitar o convívio social”, afirma Silva. Ele destaca ainda que o desemprego pode agravar o quadro ao aumentar o estresse e desorganizar a rotina.

O pesquisador ressalta que um achado particularmente interessante foi que os dois casos se associaram à prática frequente de exercício físico. “Isso reforça a dupla face do comportamento saudável: o exercício pode ser um instrumento de promoção da saúde, mas, quando combinado com rigidez extrema e preocupação estética, pode se tornar parte do problema. No contexto brasileiro, onde há forte valorização da imagem corporal, pressões estéticas podem contribuir para a adoção de padrões alimentares rígidos”, diz Silva.

“É preciso resgatar o equilíbrio na relação com a comida. Como nutricionista, incentivo que as pessoas comam alimentos nutritivos e desenvolvam hábitos saudáveis. No entanto, é fundamental compreender que uma alimentação verdadeiramente saudável é aquela que nutre o corpo, a mente e as relações sociais. Isso também não significa buscar prazer constante em alimentos hiperpalatáveis, mas reconhecer que, eventualmente, um alimento pode fazer parte da alimentação por outro motivo, como o de proporcionar bem-estar, conforto ou vínculo social”, comenta.

Saiba como a alimentação pode interferir na sua noite de sono

 

You Might Also Like

Homem que matou colega por causa de lote grilou terras da própria mãe

Bebê morta com cinto em creche irregular esperava vaga na rede pública

Alckmin critica PL da Dosimetria e alerta para “punição branda a poderosos” 

BBB 26: Cancelado mais uma vez? Ex-participante polêmico é cotado para elenco da nova temporada; saiba quem

Shoppings vão estender horários de funcionamento para as compras de Natal em Salvador; confira

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Cruzeiro terá que pagar multa astronômica para rescindir contrato de Dudu; saiba valores

28 de abril de 2025
UEFA antecipa horário da final da Champions a partir de 2026 
Especialista explica como identificar primeiros sinais de Azheimer 
Corinthians acerta compra definitiva do zagueiro Cacá 
Congresso aprova alterações no pacote fiscal: Veja o que muda na economia
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?