By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: OCDE reduz perspectiva global e dos EUA em meio à guerra comercial 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > OCDE reduz perspectiva global e dos EUA em meio à guerra comercial 
outros

OCDE reduz perspectiva global e dos EUA em meio à guerra comercial 

Última atualização: 3 de junho de 2025 08:50
Published 3 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A expansão da economia global está em vias de desacelerar de 3,3% no ano passado para 2,9% em 2025 e 2026  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Donald Trump, economia, EUA, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Tarifas CNN Brasil

Contents
Leia MaisBrasil vê tarifa de Trump como “custo fixo” e recalibra negociação com EUAUE veio à mesa por ameaça de Trump sobre as tarifas, diz Casa BrancaPreços de alumínio e aço nos EUA sobem com novas tarifas de Trump

O crescimento econômico global está desacelerando mais do que o esperado há apenas alguns meses conforme as consequências da guerra comercial do governo dos Estados Unidos afetam mais a economia do país, disse a OCDE nesta terça-feira (3), revisando para baixo suas perspectivas.

A expansão da economia global está em vias de desacelerar de 3,3% no ano passado para 2,9% em 2025 e 2026, disse a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, reduzindo suas estimativas de março de crescimento de 3,1% este ano e 3,0% no próximo ano.

Mas a perspectiva de crescimento provavelmente será ainda mais fraca se o protecionismo aumentar, alimentando ainda mais a inflação, interrompendo as cadeias de oferta e abalando os mercados financeiros, disse a organização sediada em Paris em seu mais recente relatório Perspectiva Econômica.

Leia Mais

  • Brasil vê tarifa de Trump como “custo fixo” e recalibra negociação com EUA

    Brasil vê tarifa de Trump como “custo fixo” e recalibra negociação com EUA

  • UE veio à mesa por ameaça de Trump sobre as tarifas, diz Casa Branca

    UE veio à mesa por ameaça de Trump sobre as tarifas, diz Casa Branca

  • Preços de alumínio e aço nos EUA sobem com novas tarifas de Trump

    Preços de alumínio e aço nos EUA sobem com novas tarifas de Trump

“Aumentos adicionais nas barreiras comerciais ou incerteza prolongada reduzirão ainda mais as perspectivas de crescimento e provavelmente aumentarão a inflação nos países que impõem tarifas”, disse o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, ao apresentar o relatório.

Se Washington aumentar as tarifas bilaterais em mais 10 pontos percentuais para todos os países, em comparação com as taxas em vigor em meados de maio, a produção econômica global será cerca de 0,3% menor após dois anos, acrescentou Cormann.

“A principal prioridade nesse contexto são o diálogo construtivo para garantir uma solução duradoura para as atuais tensões comerciais”, disse Cormann.

Os anúncios de tarifas feitos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, desde que assumiu o cargo em janeiro já agitaram os mercados financeiros e alimentaram a incerteza econômica global, forçando-o a voltar atrás em algumas de suas posições iniciais.

No mês passado, os EUA e a China concordaram com uma trégua temporária para reduzir as tarifas, enquanto Trump também adiou as taxas de 50% sobre a União Europeia até 9 de julho.

A OCDE previu que a economia dos EUA crescerá apenas 1,6% este ano e 1,5% no próximo ano, presumindo, para fins de cálculos, que as tarifas em vigor em meados de maio permanecerão assim até o restante de 2025 e 2026.

Para 2025, a nova previsão representou um corte considerável, já que a organização esperava anteriormente que a maior economia do mundo cresceria 2,2% este ano e 1,6% no próximo.

Embora as novas tarifas possam criar incentivos para a fabricação nos Estados Unidos, os preços mais altos das importações reduzirão o poder de compra dos consumidores e a incerteza da política econômica retardará o investimento das empresas, alertou a OCDE.

Enquanto isso, as receitas tarifárias mais altas compensarão apenas parcialmente as receitas perdidas devido à prorrogação da Lei de Cortes de Impostos e Empregos de 2017, novos cortes de impostos e crescimento econômico mais fraco, acrescentou.

Como as tarifas alimentam as pressões inflacionárias, o Federal Reserve deve manter a taxa de juros este ano e depois cortá-la para 3,25-3,5% até o final de 2026.

Na China, as consequências dos aumentos das tarifas dos EUA serão parcialmente compensadas pelos subsídios do governo para um programa de troca de bens de consumo, como telefones celulares e eletrodomésticos, e pelo aumento das transferências de assistência social, informou a OCDE.

O relatório estimou que a segunda maior economia do mundo, que não é membro da OCDE, crescerá 4,7% este ano e 4,3% em 2026, pouco mudando em relação às previsões anteriores de 4,8% em 2025 e 4,4% em 2026.

A perspectiva para a zona do euro permaneceu inalterada em relação a março, com uma previsão de crescimento de 1,0% este ano e 1,2% no próximo, impulsionada por mercados de trabalho resilientes e cortes nas taxas de juros, enquanto mais gastos públicos da Alemanha impulsionarão o crescimento em 2026.

Para o Brasil, a OCDE manteve a projeção de crescimento ete ano em 2025 em 2,1%, e elevou a estimativa para 2026 a 1,6%, de 1,4% antes.

Para a organização, a política monetária restritiva e novas barreiras comerciais serão compensadas apenas parcialmente pelo impacto positivo da política fiscal expansionista.

A inflação deve permanecer elevada, disse a OCDE, mas cairá de volta para a meta do Banco Centra na segunda metade de 2026.

Aviação brasileira teve melhor abril da história; 8 milhões viajaram

 

You Might Also Like

VÍDEO: Marcelo Sangalo dança e curte show de Ivete Sangalo com Liniker; assista

Trump renova pedido de emergência para demissão de Lisa Cook, do Fed 

Com esposa 17 anos mais nova, ex-ator da Globo abre o jogo e diz que idade não atrapalha: “Temos química”

Dia de Neymar na Arena MRV tem vaias, fotos, chances incríveis e “treta” 

Pyramids vence o Auckland City em estreia da Copa Intercontinental 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Caso Felca e o papel do profissional de RIG no lobby e advocacy digital

13 de agosto de 2025
STF começa ouvir nesta segunda-feira (19) testemunhas no processo do golpe 
Vitória ganha concorrência pela contratação de meia português; saiba detalhes
IOF: Lulistas miram ganho político com discurso de “justiça tributária” 
Novos empréstimos na China têm queda em abril antes de trégua com os EUA 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?