Mais de 650 estudantes de todos os estados e Distrito Federal vão receber a honraria Educação, Matemática, medalha, Olimpíadas CNN Brasil
Será realizada, na segunda-feira (30) no Rio de Janeiro, a Cerimônia Nacional de Premiação dos estudantes vencedores da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Ao todo, 683 estudantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal vão receber a medalha de ouro.
A competição foi promovida pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Marcelo Viana, diretor-geral da instituição, destaca que a Olimpíada vem sendo cada vez mais usada como critério de seleção pelas universidades. “No IMPA Tech, graduação do IMPA, 80% das vagas são para medalhistas de olimpíadas do conhecimento. E essa é uma tendência que irá crescer ao longo dos anos”, afirmou. A USP (Universidade de São Paulo) também seleciona medalhistas para vagas na graduação.
Um dos premiados é o estudante Mateus Mundstock Mendes de Carvalho. Ele vai receber a 7ª medalha de ouro da Olimpíada. “A OBMEP foi o que impulsionou toda a minha trajetória acadêmica. Vim de uma escola do interior de Minas Gerais e nem sonhava com conquistas desse tipo”.
Os medalhistas nacionais da OBMEP têm ainda a oportunidade de participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), que oferece aulas avançadas de matemática. Estudantes de escolas públicas que integram o programa recebem uma bolsa mensal de R$ 300, concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Prêmio inclui 4 escolas brasileiras entre as 10 melhores do mundo