Longa de 1983 com participações de Wladimir, Casagrande, Pitta e Osmar Santos retorna restaurado às telonas
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Onda nova”: filme sobre futebol feminino estreia 42 anos após censura no site CNN Brasil. Futebol, Cinema, CNN Esportes, Futebol brasileiro, Futebol feminino CNN Brasil
Com participação de Wladimir Rodrigues dos Santos, Walter Casagrande e Olívio Pitta, ícones da Democracia Corintiana, e do narrador Osmar Santos, o filme Onda Nova, de 1983, retorna restaurado às telas de cinema do Brasil nesta quinta-feira (27).
Com direção de Ícaro Martins e José Antonio Garcia, o longa conta a história do fictício “Gayvotas Futebol Clube”, um time de futebol feminino criado no ano em que a modalidade foi finalmente regulamentada no Brasil, após décadas de proibição.
Entre treinos e desafios, as atletas enfrentam o preconceito de gênero e sexualidade dentro e fora de campo, enquanto se preparam para competir contra a Seleção Italiana. Durante o filme, Wladimir, Casagrande e Pitta apoiam o time das protagonistas.
Considerado “amoral”, o filme foi alvo da ditadura militar e acabou sendo interditado integralmente após sua primeira exibição na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1983.
O longa retorna às salas de cinema somente agora, em 2025, após 42 anos de sua censura. Restaurado em 4K, a produção tem co-distribuição da Vitrine Filmes e Tanto Filmes.
Para o diretor Francisco Martins, a proibição de Onda Nova pela ditadura foi consequência direta da liberdade que o filme expressava.
“É um filme onde o desejo assume o protagonismo. Mesmo não tratando diretamente de política, ele se tornou um alvo da censura porque celebrava o desejo como potência de vida e identidade – algo que, por si só, já era um ato de resistência”, avaliou.
Sinopse
Onda Nova, de 1983, é uma comédia erótica e anárquica que reúne histórias das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino recém-formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil, depois de ter sido banido por 40 anos. Com o apoio de renomados jogadores da época como Casagrande, Pitta e Wladimir, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um simbólico jogo internacional contra a Seleção Italiana.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Onda nova”: filme sobre futebol feminino estreia 42 anos após censura no site CNN Brasil.