By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Onda polar: veja 9 cuidados para se proteger do frio 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Onda polar: veja 9 cuidados para se proteger do frio 
outros

Onda polar: veja 9 cuidados para se proteger do frio 

Última atualização: 29 de maio de 2025 12:09
Published 29 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Especialistas falam sobre os impactos que as baixas temperaturas e o clima seco podem causar à saúde, e dão dicas de autocuidado para o período de ondas de frio  Saúde, Frio, Imunidade, onda de frio CNN Brasil

Contents
Leia MaisCanja, chás e vitamina C: o que realmente funciona para combater resfriado?Entenda o aumento de casos de síndrome respiratóriaAr seco, mudança de clima e doenças: cuidados para lidar bem com o outono1. Mantenha-se aquecido com roupas adequadas2. Permita a ventilação do ar3. Mantenha os ambientes higienizados4. Beba bastante água5. Faça lavagem nasal6. Evite o uso de aquecedores e prefira umidificadores7. Cuidado com o banho (principalmente de crianças pequenas)8. Mantenha uma alimentação equilibrada9. Atualize a carteira de vacinação

A chegada de uma massa de ar frio, chamada onda polar, em diferentes regiões do Brasil a partir desta quinta-feira (29) acende o alerta sobre os impactos que as baixas temperaturas e o clima seco podem causar à saúde, principalmente no sistema respiratório de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

“A queda brusca de temperatura leva a uma série de alterações em nosso organismo. Em primeiro lugar, os pacientes que já têm doença na via respiratória — como rinite, alergia, asma, bronquite, DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica] — se tornam mais suscetíveis para entrar em crise e desencadear sintomas”, explica Fernanda Bacceli, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, à CNN.

Leia Mais

  • Canja, chás e vitamina C: o que realmente funciona para combater resfriado?

    Canja, chás e vitamina C: o que realmente funciona para combater resfriado?

  • Entenda o aumento de casos de síndrome respiratória

    Entenda o aumento de casos de síndrome respiratória

  • Ar seco, mudança de clima e doenças: cuidados para lidar bem com o outono

    Ar seco, mudança de clima e doenças: cuidados para lidar bem com o outono

A especialista esclarece, ainda, que, no frio, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal adequada. Esse desvio de energia para manter o controle térmico interfere no sistema imunológico, podendo causar a queda da imunidade.

Além disso, as temperaturas mais baixas favorecem a circulação de vírus respiratórios, como o influenza, o rinovírus e coronavírus. O ar seco, comum nessa época, contribui para o ressecamento das mucosas, deixando o organismo mais vulnerável a infecções. A pneumologista também destaca que a permanência em locais fechados e pouco ventilados facilita a propagação de vírus e bactérias.

Diante disso, veja 9 cuidados com a saúde diante da onda de frio:

1. Mantenha-se aquecido com roupas adequadas

Parece óbvio, mas usar roupas adequadas para o frio é a dica principal para manter-se aquecido. “Os efeitos da baixa temperatura no organismo reduzem significativamente se utilizarmos a roupa correta”, afirma Bacceli. Isso inclui o uso de casacos, cachecóis, gorros, luvas, calças, meia-calça, entre outros itens necessários para controlar a temperatura corporal.

Crianças, principalmente aquelas em período escolar, também devem ser bem protegidas. De acordo com Aline Magnino, diretora médica da Clínica Pediátrica da Barra, no Rio de Janeiro, os pequenos possuem um sistema imunológico ainda em desenvolvimento, o que os torna mais suscetíveis e vulneráveis a infecções respiratórias, hipotermia e outras complicações relacionadas ao frio.

2. Permita a ventilação do ar

Em dias frios, é comum manter janelas e portas fechadas com o objetivo de tornar o ambiente mais aquecido. No entanto, essa prática pode trazer riscos à saúde, pois impede a dispersão de vírus em espaços internos.

“Ventilar o ambiente mesmo em dias frios é muito importante, tanto para reduzir a disseminação de infecção viral, como também para reduzir a proliferação de ácaros dentro da casa”, afirma Bacceli. E isso nos leva à próxima dica.

3. Mantenha os ambientes higienizados

É importante manter os ambientes devidamente higienizados durante o frio para evitar a proliferação de ácaros que podem intensificar crises alérgicas, de asma e de bronquite.

“Há uma redução comprovada na higienização do ambiente em tempos muito frios. E é importante prestar atenção e manter a higienização e organização adequada dentro de casa”, afirma a pneumologista.

4. Beba bastante água

Nos dias mais frios, é comum as pessoas terem mais dificuldade para beber água, mas manter a hidratação é importante para preservar a integridade das vias respiratórias e para auxiliar o funcionamento geral do organismo, segundo as especialistas.

5. Faça lavagem nasal

Quando a temperatura cai, o ar costuma ficar mais seco, contribuindo para o ressecamento das mucosas e deixando o organismo mais vulnerável a infecções. Nesse sentido, a lavagem nasal pode ser uma aliada para a hidratação das mucosas e para a remoção das secreções.

“A lavagem nasal é sempre interessante para todas as pessoas com e sem doença respiratória, mas principalmente para aqueles alérgicos e com doença respiratória”, explica Bacceli.

A lavagem nasal com soro fisiológico pode ser feita de uma a duas vezes por dia, com o auxílio de uma seringa ou garrafas específicas para lavagem, ou com medicamentos feitos apenas à base de soro no formato de spray.

Crianças também podem fazer lavagem nasal, de uma a três vezes por dia, ou conforme orientação do pediatra.

6. Evite o uso de aquecedores e prefira umidificadores

O uso de aquecedores e lareiras nessa época do ano é bastante tentador, no entanto, pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

“O uso de aquecedor parece que soluciona o problema, mas, na verdade, leva a duas situações complicadoras: resseca demasiadamente o ambiente e aumenta o choque térmico na entrada e saída deste ambiente”, alerta Bacceli.

A pneumologista orienta que, em casos de extrema necessidade do uso de aquecedores, uma estratégia é utilizar uma bacia molhada ou um umidificador de ambiente para tornar o ar mais úmido e, assim, evitar o ressecamento das mucosas.

7. Cuidado com o banho (principalmente de crianças pequenas)

Na época de frio, é comum as pessoas tomarem banhos quentes, mas a alta temperatura da água pode trazer danos à pele.

Em matéria publicada anteriormente na CNN, a dermatologista Márcia Linhares, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) explicou que a água quente aumenta a secreção da glândula sebácea, deixando o couro cabeludo mais oleoso e facilitando a proliferação de fungos que causam caspa. Além disso, no corpo, o banho quente quebra a barreira que protege a pele e pode desencadear dermatites, doenças que costumam se agravar com a baixa umidade típica do inverno.

Por isso, o aconselhável é que os banhos sejam tomados com a água em temperatura morna, por volta dos 37 ºC. Para as crianças pequenas, os cuidados devem ser redobrados: os banhos devem ser curtos, com água morna (entre 35 ºC e 36 ºC), conforme orienta Magnino.

Após o banho, é fundamental secar bem a criança, especialmente em regiões como pescoço, axilas e pés, e vesti-la com roupas quentes e confortáveis logo em seguida.

8. Mantenha uma alimentação equilibrada

A alimentação balanceada, com frutas e verduras ricas em vitaminas, especialmente a vitamina C, fortalece o sistema imunológico e oferece maior resistência a infecções.

Suplementos vitamínicos e de minerais, como zinco e selênio, apenas são necessários em casos de deficiências nutricionais e devem ser tomados com prescrição e orientação médica.

9. Atualize a carteira de vacinação

Por fim, mas não menos importante, é fundamental manter a carteira de vacinação atualizada. A imunização contra a gripe, a pneumonia e a Covid-19 continua sendo uma das formas mais eficazes de evitar complicações respiratórias, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

É possível aumentar a imunidade? Dez mitos e verdades sobre o tema

 

You Might Also Like

PT realizará eleições em Minas Gerais no próximo domingo (13) 

PSG x Real Madrid: confira os valores de mercado de cada elenco 

Governo Trump acabará com proteção para imigrantes de Nicarágua e Honduras 

Justiça manda suspender greve dos professores em Lauro de Freitas

Antes de show, James Blunt corta cabelo no centro de São Paulo 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Audi lança submarca homônima com perua de 776 cv e assistente do TikTok

23 de abril de 2025
Seleção Masculina de Vôlei bate Ucrânia de virada em segunda vitória na VNL 
Barcelona vence Osasuna e abre vantagem sobre o Real na liderança de LaLiga 
BBB 25: Influenciadora revela que bumbum de Gracyanne Barbosa não é natural; saiba detalhes
CNI questiona, no STF, contribuição especial mesmo com fornecimento de EPIs
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?