Avanço do Sistema Interligado Nacional deve ser de 3,5% no mês; maior crescimento é esperado no Sul
Este conteúdo foi originalmente publicado em ONS indica expansão de carga de energia em todo o Brasil em março no site CNN Brasil. Macroeconomia, Energia elétrica, Operador Nacional do Sistema Elétrico CNN Brasil
As primeiras projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para março indicam um cenário de crescimento da carga de energia em todo o Brasil, em comparação ao mesmo período de 2024. A elevação deve ser observada tanto no Sistema Interligado Nacional (SIN), que deve avançar 3,5% (86.414 MWmed), nos subsistemas.
Nos subsistemas, a expansão mais expressiva deve ser verificada no Sul, com 5,6% (15.516 MWmed), seguido pelo Sudeste/Centro-Oeste, com 3,6% (49.529 MWmed). Já o Norte deve registrar crescimento de 3,4% (7.648 MWmed), enquanto um avanço de 0,8% (13.721 MWmed) deve ser observado no Nordeste.
De acordo com o ONS, as perspectivas para a Energia Natural Afluente (ENA) no fim de março apontam para afluências abaixo da média para o período em todas as regiões. O boletim do Programa Mensal da Operação indica que o Norte deve atingir o maior percentual, chegando a 95% da Média de Longo Termo (MLT). Veja:
- Norte: 95% da MLT;
- Sudeste/Centro-Oeste: 65% da MLT;
- Sul: 55% da MLT;
- Nordeste: 28% da MLT.
“Seguimos priorizando a melhor utilização dos recursos energéticos do país e a recuperação de nível dos principais reservatórios. O SIN continua atendendo plenamente as demandas de carga, que devem se manter elevadas uma vez que teremos continuidade do registro de temperaturas acima da média”, afirma Marcio Rea, diretor-geral do ONS.
As estimativas para os níveis de Energia Armazenada (EAR) no fim de março são superiores a 70% em três subsistemas: Norte (95,9%), Nordeste (80,2%) e Sudeste/Centro-Oeste (71,6%). Somente o Sul deve ficar abaixo, com 37,2%. concentra 70% O subsistema do Sudeste/Centro-Oeste concentra dos reservatórios de maior interesse do SIN
O Custo Marginal de Operação (CMO) deve manter um padrão verificado em semanas anteriores, zerados no Nordeste e Norte e com o mesmo valor (R$ 315,49) no Sudeste/Centro-Oeste e Sul.
Este conteúdo foi originalmente publicado em ONS indica expansão de carga de energia em todo o Brasil em março no site CNN Brasil.