By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: ONU vê progresso nas metas climáticas, mas alerta para ritmo insuficiente 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > ONU vê progresso nas metas climáticas, mas alerta para ritmo insuficiente 
outros

ONU vê progresso nas metas climáticas, mas alerta para ritmo insuficiente 

Última atualização: 28 de outubro de 2025 19:17
Published 28 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Relatório de Síntese das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) revelam avanços no cumprimento das metas do Acordo de Paris, mas alerta que o ritmo das ações ainda precisa acelerar para limitar o aquecimento global a 1,5 °C  Internacional, -agencia-cnn-, COP30, Meio ambiente, ONU (Organização das Nações Unidas) CNN Brasil

Contents
ONU vê avanços, mas pede mais velocidadeLeia MaisAntes da COP30, setor mineral se compromete a ampliar uso de renováveisCOP30: Pará seleciona 364 propostas de eventos para a Green ZoneSetor eólico cobra avanços regulatórios e financiamento antes da COP30Nova geração de metas nacionaisFinanciamento e cooperação internacionalImportância para a COP30O que são as NDCs

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta terça-feira (28) o novo Relatório Síntese das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês), documento que reúne as metas climáticas apresentadas por 64 países desde janeiro de 2024.

O estudo mostra que as nações estão reduzindo suas emissões e ampliando compromissos ambientais em comparação aos ciclos anteriores, mas reforça que a ação global ainda é insuficiente para conter os piores impactos da crise climática.

O relatório, elaborado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), chega em um momento estratégico, às vésperas da COP30, que será realizada em Belém, em novembro.

ONU vê avanços, mas pede mais velocidade

De acordo com o relatório, as novas NDCs representam um avanço “em qualidade, credibilidade e abrangência econômica”, com 89% dos países incluindo metas que cobrem toda a economia e 73% incorporando planos de adaptação e resiliência.

Ainda assim, a ONU alerta que a redução projetada de emissões é de 17% em relação a 2019, quando seria necessário um corte muito maior para cumprir o limite de 1,5 °C.

Leia Mais

  • Antes da COP30, setor mineral se compromete a ampliar uso de renováveis

    Antes da COP30, setor mineral se compromete a ampliar uso de renováveis

  • COP30: Pará seleciona 364 propostas de eventos para a Green Zone

    COP30: Pará seleciona 364 propostas de eventos para a Green Zone

  • Setor eólico cobra avanços regulatórios e financiamento antes da COP30

    Setor eólico cobra avanços regulatórios e financiamento antes da COP30

O secretário-executivo da ONU Mudança Climática, Simon Stiell, afirmou que o Acordo de Paris “está gerando progressos reais, mas precisa funcionar de forma muito mais rápida e justa, e essa aceleração deve começar agora”.

Segundo ele, “a escala e a gravidade da crise climática nunca foram tão claras”, e eventos extremos como secas, enchentes e incêndios “estão atingindo todas as nações, destruindo vidas e elevando custos econômicos”.

Nova geração de metas nacionais

As novas contribuições mostram que os países estão traçando rotas mais nítidas rumo à neutralidade de carbono, com metas de “emissões líquidas zero” entre 2040 e 2060 — a maioria até 2050.

O relatório destaca também que 88% das nações declararam ter usado os resultados do primeiro Balanço Global (Global Stocktake) para reformular seus planos climáticos, e 81% detalharam como isso foi feito.

Outro ponto positivo é o crescimento de ações que envolvem toda a sociedade: 95% dos países citaram a participação de governos locais, setor privado, povos indígenas, jovens e comunidades tradicionais na execução dos compromissos ambientais.

Financiamento e cooperação internacional

Apesar dos avanços, a ONU enfatiza que a implementação plena das metas depende de maior apoio financeiro e tecnológico aos países em desenvolvimento.

O relatório estima que as nações que submeteram suas NDCs precisam de cerca de US$ 2 trilhões para cumprir as metas de mitigação e adaptação — valores que deverão ser levantados por meio de fundos multilaterais, bancos de desenvolvimento e investimentos privados.

O documento também registra o fortalecimento da cooperação internacional e das parcerias voluntárias sob o Artigo 6 do Acordo de Paris, que permite o comércio de créditos de carbono entre países.

Importância para a COP30

O Relatório Síntese das NDCs é considerado um termômetro global do Acordo de Paris e servirá como base técnica central para as discussões da COP30 em Belém.

Os dados e recomendações orientarão os debates sobre financiamento climático, justiça ambiental e transição energética — temas que serão decisivos para acelerar a ambição climática global.

Stiell reforçou que “a lógica de mercado já impulsiona a transição para energias limpas”, mas que é necessário garantir que “todos os países se beneficiem dessa mudança”.

Para ele, a COP30 deve marcar “o início de uma nova era de cooperação e ação climática, onde prosperidade e resiliência andem lado a lado”.

O que são as NDCs

Os documentos são compromissos nacionais de redução de emissões e adaptação climática assumidos por cada país que integra o Acordo de Paris. A atualização e o cumprimento dessas metas são avaliados periodicamente pela ONU.

O relatório publicado analisa contribuições que, juntas, representam cerca de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa — uma amostra significativa do progresso, mas ainda insuficiente para alcançar os objetivos científicos estabelecidos.

 

You Might Also Like

Empresas iranianas sofrem impactos com bloqueio da internet no país 

ANP aprova inclusão de 17 blocos na Oferta Permanente de Partilha 

Teyana Taylor usa coroa inspirada em joia roubada no Louvre 

Mecânico desaparece durante expediente e gera desespero entre familiares na Região Metropolitana de Salvador; assista

Homem que atirou 6 vezes em ex namorada em pastelaria é preso 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Procon pode atuar diante da Lei Magnitsky, aplicada contra Moraes? 

3 de agosto de 2025
Homem em situação de rua espanca rival no “Beco do Crack” da Asa Norte. Veja vídeo
VÍDEO: Tata e Cocielo são flagrados juntos pela 1ª vez após anunciar separação: ‘Tô de volta‘
Vereador suspeito de ajudar Terceiro Comando Puro a construir barricadas “cai” em cerco policial; saiba detalhes
Saiba como será a preparação de Katy Perry para viajar ao espaço 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?