“Mega Cavalo de Aço” tem como estratégia o bloqueio de vias em que serão priorizadas abordagens e vistorias em motos; mais de 20 mil policias foram empenhados para os próximos dias São Paulo, -agencia-cnn-, motos, PM (Polícia Militar), Roubo, São Paulo (geral) CNN Brasil
A prática de roubos com o uso de motocicletas é alvo de uma operação da Polícia Militar que começa na manhã desta quinta-feira (11) e deve ocorrer pelos próximos quatro dias, em todo o estado de São Paulo.
A corporação informou que a operação, denominada de “Mega Cavalo de Aço”, tem como estratégia o bloqueio de vias em que serão priorizadas abordagens e vistorias em motos. Segundo a polícia, o ato “diminiu indicadores criminais e está dentro do plano de policiamento inteligente”.
Foram empenhados mais de 20 mil policiais, 5 mil viaturas, 4 mil motocicletas, 15 drones e dois helicópteros.
Em outubro deste ano, a “Mega Cavalo de Aço” resultou na apreensão de 2,9 mil motos com irregularidades. De acordo com as forças de segurança, a maior parte dos veículos estava sem licenciamento.
A ação conta com os trabalhos do Rocam (Comando de Policiamento de Trânsito, Rodoviário, de Choque, da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta) e dos Baep (Batalhões de Ações Especiais de Polícia).
Tentativa de assalto com moto
Um dos últimos casos que ganhou notoriedade foi o de um homem, de 50 anos, que jogou o próprio carro contra uma motocicleta com dois assaltantes para impedir que eles roubassem um pedestre.
O caso ocorreu no ínicio do mês de novembro, na Rua Américo Samarone, no bairro Sacomã, zona sul de São Paulo.
O pedestre, de 43 anos, caminhava pela rua quando sofreu a tentativa de assalto. Dois homens o abordaram em uma motocicleta, um deles desceu armado e demandou o celular e fugiram com o aparelho. O motorista do carro viu o ação e lançou o carro contra os suspeitos, prensando a moto contra uma parede.
Um vídeo mostra a ação da dupla e a reação do condutor do carro. Veja abaixo:
Os suspeitos, em seguida, fugiram e um deles atirou no motorista – que não foi atingido. Eles ainda não foram identificados, mas foi descoberto que a moto utilizada era furtada e foi apreendida pelo 26º Distrito Policial (Sacomã). O motorista foi encontrado com dores após a batida e foi encaminhado para o Hospital São Camilo Ipiranga.
Segundo a PCSP (Polícia Civil de São Paulo), os policiais descobriram que a mesma dupla havia cometido outro roubo minutos antes, na Rua Andaluza, também no Sacomã, com apoio de um terceiro suspeito em outra motocicleta.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

