Procurador-geral da Câmara Municipal da cidade também foi alvo da investigação; carro de colecionador foi encontrado na casa dele
Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação da PF mira prefeito de Nilópolis, por suspeita de compra de votos no site CNN Brasil. Política, -agencia-cnn-, compra de votos, PF (Polícia Federal), Rio de Janeiro CNN Brasil
A Polícia Federal (PF) fez uma operação, nesta quinta-feira (13), contra uma organização criminosa, suspeita de várias crimes eleitorais no Rio de Janeiro.
O principal alvo da operação foi o atual prefeito da cidade de Nilópolis, que fica na Baixada Fluminense, Abraão David Neto (PL) conhecido como Abraãozinho.
Segundo a PF, um esquema de corrupção eleitoral operou na cidade de Nilópolis durante as eleições municipais de 2024, envolvendo candidaturas laranjas e uma rede de apoio que se estendia a servidores públicos e políticos locais.
Na casa do prefeito Abraãozinho, os agentes da Polícia Federal apreenderam R$ 172 mil reais em espécie.
Abraãozinho tem 44 anos, é filho de Miguel Abraão David e sobrinho de Aniz Abraão David, mais conhecido como Anísio, presidente de honra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Ambos são figuras historicamente conhecidas no Rio de Janeiro e ligadas ao jogo do bicho.
Nas eleições de 2024, Abraãozinho foi reeleito prefeito de Nilópolis com 51.589 votos. Para a Justiça Eleitoral, declarou um patrimônio de cerca de R$ 4,5 milhões.
Outro alvo da operação foi Bruno Cabral Pereira, procurador-geral da Câmara Municipal de Nilópolis. Na casa dele, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da capital fluminense, os policiais apreenderam um carro de colecionador.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações contra essa organização criminosa começaram em outubro de 2024, quando 24 pessoas foram presas em flagrante, em Nilópolis, na posse de valores que supostamente seriam destinados à compra de votos.
Outros crimes como fraude à cota de gênero, apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro também estão sendo investigados pela Polícia Federal.
À CNN, a prefeitura de Nilópolis respondeu que não iria se manifestar a respeito, pois o assunto não a gestão municipal. Informou ainda que o prefeito Abraãozinho irá publicar uma nota nas redes sociais.
A Câmara Municipal de Nilópolis também foi procurada, mas não retornou até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação da PF mira prefeito de Nilópolis, por suspeita de compra de votos no site CNN Brasil.