Ordens judiciais foram cumpridas em Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha e Osório Rio Grande do Sul, -agencia-cnn-, Polícia Civil, Tráfico de drogas CNN Brasil
Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul foi deflagrada, nesta terça-feira (22), com o objetivo de desarticular organizações criminosas do Estado, especialmente da Zona Norte de Porto Alegre. A operação foi planejada dentro das diretrizes do protocolo estadual de enfrentamento aos homicídios. Até o momento, pelo menos 17 pessoas foram presas.
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha e Osório. Entre elas, foram 18 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão.
Dentre os alvos da operação, estão desde lideranças das organizações a membros responsáveis pela execução de homicídios e prática de tráfico de drogas.
A Polícia Civil investiga os suspeitos pela prática de homicídios qualificados, tráfico de drogas e integração de organização criminosa. Entre os alvos estão membros e lideranças das organizações.
Entre os crimes atribuídos aos investigados, estão dois homicídios e duas tentativas de homicídio, praticados em abril, no bairro Sarandi, em Porto Alegre.
“A operação deflagrada na data de hoje segue o protocolo estadual de enfrentamento aos homicídios, vez que responsabiliza todos os integrantes da cadeia criminosa pela prática de delitos contra a vida. Esta é uma operação especial, com investigação complexa, realizada para responsabilizar líderes, intermediários e executores nas medidas de suas culpabilidades”, destacou o Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Mario Souza.