Organização criminosa recrutava “mulas” para enviar cocaína à Europa São Paulo, -agencia-cnn-, Aeroporto de Guarulhos, PF (Polícia Federal), tráfico internacional CNN Brasil
A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), uma operação contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Ao todo, a polícia buscava o cumprimento de 26 mandados judiciais. 10 pessoas foram presas temporariamente, uma foi presa preventivamente e um dos alvos está foragido.
Segundo a PF, o grupo é investigado por recrutar “mulas” para transportar drogas, principalmente por meio de cápsulas ingeridas. As apurações apontam que a organização foi responsável pelo envio de dezenas de pessoas à Europa com essa finalidade.
Parte dos investigados é apontada pela polícia como liderança da atividade criminosa na Grande São Paulo e em cidades do interior, como Mauá, Ferraz de Vasconcelos e Campinas.
Entre os suspeitos está um advogado que, segundo as investigações, repassava informações sigilosas aos líderes do grupo. A conduta resultava em ameaças às “mulas” presas em flagrante, com o objetivo de coagi-las a não delatar os mandantes da organização.
As investigações tiveram início em 2024 e, a partir do desdobramento de buscas e prisões realizadas no ano passado, foi possível identificar os suspeitos. A CNN apurou que a investigação iniciou após a prisão de duas mulheres presas no ano passado, que tentavam transportar mais de 500g de cocaína para a França em cápsulas.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo