Pesquisa também avaliou a posição sobre China, Argentina, Israel e Rússia Política, -agencia-cnn-, Argentina, China, Estados Unidos, Israel, Pesquisa Genial/Quaest, Rússia CNN Brasil
Pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (26) aponta que 48% dos brasileiros possuem uma opinião desfavorável em relação aos Estados Unidos (EUA).
Por outro lado, são 44% os que opinam favoravelmente sobre o país norte-americano. Outros 8% não sabem ou não responderam.
Nas últimas pesquisas realizadas em fevereiro de 2024 e em outubro de 2023, 58% e 56% eram a favor dos EUA, respectivamente.
Em contrapartida, nos mesmos períodos, os que consideram o país desfavoravelmente somam 24% e 25%. Desde fevereiro do ano passado, a rejeição cresceu 24 pontos percentuais.
A pesquisa também avaliou o ponto de vista referente a outros países. A China é o país com maior percentual de opinião favorável, com 49%. No entanto, 37% são desfavoráveis ao país asiático. São 14% os que não sabem ou não responderam.
A opinião positiva para a Argentina empata tecnicamente com a negativa. São 42% os que se consideram a favor e 40% os que são contra.
Já para Israel, o cenário desfavorável cresceu 23 pontos percentuais desde outubro de 2023, quando iniciou o conflito entre o país e o grupo palestino Hamas. Na mesma época, 52% eram a favor de Israel, agora somam 35%.
Por fim, a Rússia possui o maior índice de opinião desfavorável com 59%. A visão negativa dos brasileiros sobre o país se manteve alta, contabilizando 58% em outubro e 60% em fevereiro. São 25% os que opinam positivamente e outros 16% não ou não responderam.
Foram entrevistados 12.150 brasileiros entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

