By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Opinião: prudência, dinheiro e canja de galinha não faz mal a ninguém
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Opinião: prudência, dinheiro e canja de galinha não faz mal a ninguém
outros

Opinião: prudência, dinheiro e canja de galinha não faz mal a ninguém

Adriel Brendown
Última atualização: 8 de dezembro de 2024 13:00
Adriel Brendown Published 8 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

Outro dia, vi um post. Não me lembro onde. A foto mostrava uma situação de risco. O texto dizia o seguinte: “Diante do perigo, mantenha a calma, confie no treinamento que recebeu e tenha um plano B”. Eureca! Sintetizou o que sempre pensei, mas nunca havia verbalizado de forma tão simples e objetiva.

Em minhas andanças profissionais, testando carros em pistas, ou mesmo amadoras, dirigindo por aí, já passei por algumas situações em que precisei seguir esse roteiro para evitar o pior. Nas vezes em que não evitei, estava na pista de testes, um lugar para as coisas darem errado mesmo, com áreas de escape e carros rodando todos no mesmo sentido, para diminuir a possibilidade de acidentes.

É muito importante manter a calma. Percebido o perigo, o motorista tem alguns instantes, que eu costumo chamar de segundo de lucidez, mas talvez o tempo seja menos de um segundo, o que faz a diferença entre reagir adequadamente ou se desesperar ou ficar sem ação.

Obviamente que, para se manter calmo e conseguir reagir, a segunda parte do post é verdadeira, é fundamental que o motorista tenha recebido treinamento. Sem conhecer o carro, sem saber como o veículo interage com a pista, dificilmente alguém consegue evitar acidentes. Por intuição, talvez. Ou instinto de sobrevivência.

O risco é proporcional à exposição. No trânsito das cidades, existe um tipo de risco. Nas estradas, outro. E em uma pista, outro. Para motoristas amadores, o treinamento das autoescolas deveria ser suficiente, deveria. Mas o problema maior é quando um leigo pega um carro feito para andar em pista e tenta dirigir como se fosse um piloto. Já testemunhei esse tipo de coisa na vida. E as redes sociais estão cheias de vídeos em que há amadores destruindo superesportivos, batendo sozinhos, em outros carros, e causando tragédias, quando se jogam contra pessoas. Esses eu prefiro nem ver.

Continua após a publicidade

Entre motociclistas existe uma máxima que diz que “não é a cilindrada do motor que deve ser grande, e sim a cabeça”, leia–se consciência do piloto




Fabricantes como Ferrari, Por-sche, Mercedes e BMW oferecem cursos de treinamento, em diferentes níveis, para seus clientes, incluindo aulas até mesmo para aqueles que querem competir de verdade. Mas não são todos que se dispõem a aproveitar essa oportunidade.

Entre motociclistas, existe uma máxima que diz que “não é a cilindrada do motor da moto que deve ser grande, e sim a cabeça”, leia-se consciência de quem pilota. E uma outra, entre os que publicam os vídeos de acidentes, falando que “carro com tração traseira é como a gaita, só toca quem sabe”. O conhecimento do veículo e de sua dinâmica, bem como sobre o comportamento dos outros motoristas no trânsito, é importante até para situações corriqueiras, para evitar se colocar em eventos de risco. Isso se chama direção defensiva.

Continua após a publicidade

Do treinamento depende também a terceira etapa do post, que trata da gestão do risco: o plano B. Sabendo que a primeira reação pode não dar certo, ou pode ainda criar uma segunda situação de perigo, o motorista deve estar pronto para uma nova manobra. Hoje em dia, os carros têm vários dispositivos para evitar acidentes, segurança ativa, e diminuir as consequências no caso do pior. Mas as leis da física não foram revogadas, os carros continuam sendo corpos que se deslocam com uma grande quantidade de energia, tanto maior sua massa e sua velocidade.

Opinião Paulo
Treinamento é fundamental para evitar o risco de acidentesDivulgação/Quatro Rodas

Para os que se veem como pilotos natos, talentos desperdiçados, lamento dizer que, carros de corrida e pistas são muito diferentes de carros de passeio e ruas e estradas. Quem acha que toca bem um carro comum em ruas e estradas, cheia de outros carros e construções que servem de referência para a velocidade, com o mesmo desempenho em um autódromo, não seria autorizado sequer a alinhar no grid. Carros comuns, ou mesmo esportivos, com algumas modificações feitas para agradar motoristas, que ganham fama de foguetinhos nas ruas, quando entram em uma pista de corrida, como a de Interlagos, simplesmente desaparecem. O que parecia um leão vira um gatinho. E isso vale para os motoristas.

Continua após a publicidade

Quando dirigi o Bugatti 16.4 Veyron Grand Sport Vitesse, o piloto da fábrica que me acompanhou contou que alguns clientes da marca, quando saíam com ele para avaliar os carros, queriam acelerar exageradamente nas ruas, mas, quando chegavam na pista, onde poderiam chegar ao limite do carro, não conseguiam. Ou seja, se tornavam o que eles realmente eram: motoristas. Mesmo tendo um Bugatti nas mãos. Como diz Benjor, na música Engenho de Dentro: “Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém”.

Jornalista fala sobre diferentes assuntos, reflexões e memórias que considera interessantes para compartilhar com os leitores.

Publicidade

You Might Also Like

Lula reage após Donald Trump afirmar não ser “amigo” de Bolsonaro; confira

Uma Corte Interamericana consultiva e deliberativa

BNews COP30: Setor portuário é um dos temas cruciais no debate da COP30; confira detalhes

Paolla Oliveira passa coroa para Virginia Fonseca na Grande Rio e celebra posto: “um lugar afetivo”

Sport acerta contratação de ex-jogador do Vitória

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

À CNN, Angela Bassett fala de reunião com De Niro em “Dia Zero”: “Animada” 

21 de fevereiro de 2025
VW ID.4 já pode ser ‘comprado’ no Brasil por menos de R$ 310.000
Ministro do TSE torna Hang e dois políticos do RS inelegíveis por oito anos 
Rota prende suspeito de integrar alta cúpula do PCC no litoral de São Paulo 
Fundeb, revisão do BPC: o que está na mesa da Fazenda para substituir IOF 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?