By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Oposição vê CPMI do INSS como palco de desgaste a Lula para 2026
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Oposição vê CPMI do INSS como palco de desgaste a Lula para 2026
outros

Oposição vê CPMI do INSS como palco de desgaste a Lula para 2026

Última atualização: 21 de agosto de 2025 17:12
Published 21 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Num primeiro recado claro ao governo Lula e às presidências da Câmara e do Senado, a federação União Brasil-PP articulou para assumir o controle da CPMI do INSS. Nas mãos da ala oposicionista dos partidos recém-federados, a lógica é tentar desgastar o governo Lula como ocorreu na CPI da Covid com o governo de Jair Bolsonaro.

Contents
Este conteúdo foi antecipado no dia 20/8 para os assinantes corporativos do JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!“Roubo a velhinhos”Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAPreocupação no PlanaltoEm busca de um plano BInscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

É difícil que a nova investigação tenha o mesmo impacto político da CPI da Covid em 2021, já que agora não há o isolamento social que amplificava o efeito das sessões televisionadas sobre o governo Bolsonaro. Mas a inesperada perda de controle do colegiado é um mau sinal para o governo e não só teve efeitos imediatos como viabiliza um palco de desgaste para a administração Lula por diversos meses, em meio à aproximação do cenário eleitoral.

Este conteúdo foi antecipado no dia 20/8 para os assinantes corporativos do JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!

A derrota ainda pode se arrastar se as ameaças dos membros de abandonar o colegiado se concretizar. Segundo fontes, os governistas Omar Aziz, Renan Calheiros e Eduardo Braga podem pedir para serem substituídos do colegiado.

O impacto da derrota do Planalto na escolha do presidente e do relator da CPMI mexeu com o tabuleiro de votações tanto na Câmara quanto no Senado. Diante do risco de não ter votos necessários, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP) decidiram tirar da pauta de votações propostas importantes para o governo, como a PEC dos Precatórios e a urgência do Imposto de Renda.

O clima era de perda de controle dos parlamentares. No governo, chegou-se a temer a derrubada das novas regras para contabilização dos precatórios, que viabiliza ao governo fechar o PLDO e o PLOA de 2027 sem maiores dificuldades.
Unificação da direita na mira

A articulação da reviravolta na comissão foi rapidamente associada aos presidentes da federação, Antônio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP-PI), que ontem atacaram o governo Lula em discursos duros anunciando um eventual desembarque.

Os ataques ao governo Lula fazem parte da estratégia de unificar uma candidatura única da direita com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Juntos, os dois partidos — com 110 deputados e 15 senadores — têm quatro ministérios no governo Lula, o comando da Caixa Econômica Federal, cargos em estatais. Apesar dos ataques, nenhum dos cargos deve ser entregue no curto prazo. A tendência é que um desembarque real do governo só ocorra no fim do ano, quando esperam obter o apoio formal de Bolsonaro em torno do candidato da direita.

Inelegível e em prisão domiciliar, Bolsonaro tem resistido a um gesto claro temendo perder prestígio e capital político. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que discursou no evento da federação e foi bastante aplaudido, é o favorito do grupo para disputar contra Lula.

Em conversas reservadas, o petista também tem admitido enxergar Tarcísio como única opção viável da direita. Lula diz apostar todas as fichas que o governador de São Paulo será alçado pelo grupo e com o apoio de Bolsonaro. Vislumbrando esse cenário, a oposição construiu na CPMI do INSS o primeiro palanque rumo às eleições.

“Roubo a velhinhos”

As investigações vão mirar o desgaste do governo Lula com a narrativa do “roubo a velhinhos” e potencial convocações de personagens, como o irmão de Lula. Considerada “um grande circo”, como vem ocorrendo com as últimas CPIs, a comissão pode devolver protagonismo político aos seus integrantes. A exemplo do que ocorreu com Omar Aziz na CPI da Covid, cuja reeleição é atribuída às aparições diárias na TV.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Recém-eleito presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana busca protagonismo para conquistar mais um mandato de senador por Minas Gerais. Já Alfredo Gaspar (União-AL), eleito relator, mira o Senado por Alagoas, estado em que Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB) também pretendem disputar espaço no Salão Azul.

Preocupação no Planalto

A derrota na CPMI pegou o governo de surpresa e gerou uma crise na articulação política, comandada pela ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e operacionalizada no Congresso pelo líder Randolfe Rodrigues (PT-AP).

No início da tarde, ela promoveu uma “reunião de cobrança” com deputados da base, segundo um dos presentes. No encontro, chegou-se à conclusão óbvia de que um “cochilo” do Planalto e seus aliados permitiu entregar o comando do colegiado ao bolsonarismo.

O governo também terá que reformular toda a sua estratégia para mitigar os efeitos da CPMI, que até ontem parecia sob controle e tinha tudo para ser morna sob o comando de Aziz, mais amigável ao Planalto.

Agora, entre os alvos do colegiado, por exemplo, deve estar Frei Chico, um dos irmãos de Lula, ligado a uma das organizações que supostamente fazia descontos indevidos. Nas redes sociais da direita, é frequente a menção a ele, com acusações relacionadas ao episódio do INSS.

Em busca de um plano B

Uma estratégia discutida com Gleisi e, depois, em uma reunião na Liderança do PT na Câmara, é a formação de uma “bancada” dentro do colegiado para barrar convocações como as de Frei Chico. E, também, tentar aprovar um relatório paralelo ao de Viana.

Fontes no governo e aliados dizem acreditar que a maioria da composição da CPMI ainda se alinha mais ao governo do que à oposição. Mas pessoas dentro do próprio Planalto têm dúvidas sobre esse cálculo, depois da acachapante derrota sofrida na manhã de hoje.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Também há questionamentos no Planalto sobre o papel de Alcolumbre nesse episódio. Para alguns, o presidente do Senado tomou uma rasteira dos próprios colegas e, assim como Motta, recebeu uma “demonstração de força” da oposição. Para outros, ele agiu nos bastidores para enfraquecer o governo e, consequentemente, se empoderar. E há quem creia que o senador amapaense simplesmente “lavou as mãos”.

Seja como for, o estrago para a administração Lula não é desprezível e torna o clima mais adverso para matérias mais polêmicas que o Executivo quer avançar no Parlamento, como a MP 1303. Mesmo assim, vale lembrar que, como ocorreu no episódio do IOF, o governo tem capacidade para recuperar, pelo menos em parte, o terreno cedido para seus adversários.

You Might Also Like

Mídia internacional compara Vini Jr a Neymar e classifica pedido de desculpa como “declaração chocante”

Carlinhos Brown retoma o Sarau du Brown com edição especial após dois anos; saiba detalhes

Mais da metade dos brasilienses ganha até 2 salários mínimos

Deputado do PT dialoga com manifestantes após protesto na porta da BYD em evento com Lula

Yoná Sousa toma atitude para prejudicar todo mundo, transforma ‘A Fazenda 17’ em um caos e deixa peões em pânico; assista

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Ilze Scamparini se esquiva de abraço de Bonner no JN e internautas apontam desconforto; assista

8 de maio de 2025
VÍDEO: Ladrões usam três caminhões para roubar R$ 1,5 milhão em grama sintética de fornecedora do Allianz Parque
IRPF 2025: Receita abre consulta ao 1º lote de restituição nesta sexta-feira (23/5)
BBB25: Daniele Hypolito diz que fez “vídeo de despedida” após meses na UTI 
Trump sinaliza que pode negociar tarifas, mas somente após 2 de abril 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?