By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Orçamento, comissões e reforma da renda: a pauta do Congresso pós-Carnaval 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Orçamento, comissões e reforma da renda: a pauta do Congresso pós-Carnaval 
outros

Orçamento, comissões e reforma da renda: a pauta do Congresso pós-Carnaval 

Última atualização: 9 de março de 2025 04:00
Published 9 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Congressistas devem retomar ritmo de votações e atividades das comissões; Legislativo aguarda envio de propostas do governo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Orçamento, comissões e reforma da renda: a pauta do Congresso pós-Carnaval no site CNN Brasil.  Política, Câmara dos Deputados, Comissão Mista de Orçamento (CMO), Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, Hugo Motta, Orçamento, Senado CNN Brasil

Contents
Leia MaisPacificação sobre emendas no STF deve destravar Orçamento após CarnavalLula busca alternativa para aprovar PEC da Segurança e vê desafiosGleisi promete diálogo e “construção conjunta” com CongressoAgenda do governoAcordo para comissões

Passado o feriado de Carnaval, o Legislativo deve engatar o ritmo de votações e as atividades legislativas com a retomada das comissões e a votação do Orçamento de 2025. Pautas polêmicas, evitadas no início do ano, devem voltar a ser negociadas pelos congressistas.

Desde fevereiro, os parlamentares tiveram ritmo lento de trabalho. A Câmara dos Deputados priorizou a pauta de consenso e não retomou as atividades nos colegiados permanentes. No Senado, apenas uma sessão no plenário foi realizada e, apesar de instaladas, as comissões ainda não voltaram a marcar agendas.

Leia Mais

  • Pacificação sobre emendas no STF deve destravar Orçamento após Carnaval

    Pacificação sobre emendas no STF deve destravar Orçamento após Carnaval

  • Lula busca alternativa para aprovar PEC da Segurança e vê desafios

    Lula busca alternativa para aprovar PEC da Segurança e vê desafios

  • Gleisi promete diálogo e “construção conjunta” com Congresso

    Gleisi promete diálogo e “construção conjunta” com Congresso

Na primeira semana após o Carnaval, com o plano de trabalho sobre as emendas parlamentares homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso deve debater ajustes no Orçamento. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) tem reunião marcada para terça-feira (11).

A votação da peça orçamentária deve ser realizada, no entanto, na outra semana. Na sexta-feira (7), o presidente da CMO, Júlio Arcoverde (PP-PI), e o relator do projeto, Ângelo Coronel (PSD-BA), acertaram o dia 19 de março para a votação do projeto no colegiado. Se houver acordo, o texto pode ser analisado no mesmo dia pelos plenários da Câmara e do Senado, em sessão conjunta.

Também na esteira das negociações sobre as emendas, a Câmara pautou para terça-feira (11) o projeto que libera recursos de emendas não pagas desde 2019 até o fim do ano passado. Com apoio do governo, a proposta libera o pagamento de restos a pagar do Orçamento – inclusive de recursos que tenham sido cancelados, emendas parlamentares e verbas remanescentes do “orçamento secreto”.

O texto, de autoria do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), foi aprovado no Senado e já teve o regime de urgência aprovado pelos deputados. O relator é o deputado Danilo Forte (União-CE).

Agenda do governo

Para este semestre, a pauta econômica prioritária do governo tem como principal projeto a reforma da renda, que inclui a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês. O texto, elaborado pelo Ministério da Fazenda, ainda é negociada com o Planalto e deve ser enviado ao Congresso.

O maior impasse da medida é a compensação financeira da isenção. O governo analisa a taxação de supersalários, mas o tema enfrenta resistência de parlamentares.

Nos próximos dias, o Executivo também deve enviar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre a segurança pública no país. A matéria foi negociada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e governadores. O texto aguarda aval da Casa Civil para ser encaminhado ao Legislativo.

Outra proposta pendente de análise, já enviada pelo governo, é o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária. A proposta regulamenta as regras do Comitê Gestor, órgão que vai gerir e coordenar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência estadual e municipal. O relator é o senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Acordo para comissões

Para a próxima semana, líderes partidários também devem se debruçar sobre o mapa de divisão das comissões permanentes na Câmara. A partilha entre as bancadas deve ser debatida em reunião na quinta-feira (13). O acordo político envolve impasses sobre a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cobiçada pelo União Brasil, PL e MDB.

A bancada governista também atua para barrar a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à presidência da Comissão de Relações Exteriores. Por regra, as siglas maiores comandam mais colegiados e têm o direito de fazer as primeiras escolhas sobre quais querem presidir. Atualmente, a Câmara tem 30 comissões temáticas permanentes.

Em outra frente, a retomada das comissões mistas, formadas por deputados e senadores, para a análise é negociada entre os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A volta dos colegiados mistos pode destravar a análise de 38 medidas provisórias (MPs) pendentes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Orçamento, comissões e reforma da renda: a pauta do Congresso pós-Carnaval no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Cidade de SP entra em estado de atenção; Defesa Civil emite alerta extremo 

Após recorde, Igor Thiago diz estar pronto para ser 9 do Brasil na Copa 

Flávio Bolsonaro manda recado a Michelle para derrotar o “partido das trevas”: “Não caia em pilha errada”

Ministra de Lula entra na mira de mais um partido: “Seria muito bem-vinda”

PM atropelada em abordagem é levada de avião para casa após cirurgia

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Famosa anuncia remissão de câncer; saiba quem

1 de janeiro de 2025
Estreias do cinema: confira o que chega às telonas em junho 
Lula descarta acordo de minerais críticos com os EUA: “Vou pegar para mim” 
Durante abertura da Exposibram, Jerônimo Rodrigues destaca evolução da CBPM diante da nova gestão
Quais e como são os SUVs mais vendidos até agora em 2025? 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?